Chegou a hora de realizar seu grande sonho e formalizar de vez a sua empresa, registrar seu empreendimento

Mas e o Cnae? Qual será o mais adequado para a atividade que você irá exercer?

Na hora de registrar a sua empresa optar por um Cnae adequado, é extremamente importante, já que, as inconformidades podem gerar ônus e desencadear uma série de problemas para você e para o seu negócio.

Como saber qual a melhor Cnae e quais os cuidados antes, durante e depois de escolhê-lao

Fique de olho e descubra!

O que é o Cnae?

O Cnae é a classificação nacional de atividades econômicas, uma lista com códigos que integra todos os ramos de atividade. Foi criado para facilitar o enquadramento das empresas nos órgãos de administração tributária.

Cada empresa possui um ou alguns códigos específico em seu CNPJ – que é responsável por identificar os serviços que realizam, as mercadorias que comercializam ou os produtos que fabricam.

Pode ocorrer de uma empresa ter mais de um Cnae, para assim identificar todos os setores aos quais perecem, contudo, é necessário que tenha uma atividade principal, sendo assim as demais secundárias.

E qual a importância do Cnae para a empresa?

O Cnae irá determinar uma série de direcionamentos que sua empresa deverá tomar, inclusive com implicação direta no enquadramento tributário, além disso, o código de atividade irá definir:

 

  • Impostos a serem pagos.
  • Obrigações fiscais.
  • Incentivos fiscais aos quais terá acesso.

 

Sendo sua empresa Simples Nacional, a escolha do Cnae se torna ainda mais impactante, uma vez que o código irá determinar se o empreendimento pode ou não ser enquadrado em uma determinada alíquota.

Quais os maiores riscos em registrar a sua empresa em um Cnae inadequado?

Esse é um grande erro e muito mais comum do que se imagina, isso porque alguns empreendedores por falta de conhecimento e de direcionamento contábil eficiente, acabam optando por um Cnae que acreditam “beneficiar” mais a empresa.

Contudo, sequer imaginam os riscos que podem estar assumindo com essa escolha, que acaba na grande maioria dos casos, causando sérios danos as empresas.

Entre os principais riscos estão:

  • Irregularidades fiscais tais como: Licença ambiental e alvará de funcionamento, que será definido de acordo com o tipo de atividade exercida.
  • Irregularidades no pagamento de impostos como IPI e ISS, que são exclusivos para empresas que exercem atividades industriais, portanto, cuidado, pois além de irregular, você pode estar pagando tributos além dos devidos e ainda pior, se o fisco constatar o erro, a multa pode ser bem impactante.
  • Se o Cnae de sua empresa estiver inserido em uma atividade errada ela perderá a possibilidade de aderir a incentivos fiscais.
  • Problemas com enquadramento sindical também podem ser gerados.

Como posso garantir a escolha de um Cnae adequado para minha empresa?

A melhor forma de escolher um Cnae adequado, para assim se resguardar de riscos e ainda ter o grande benefício da segurança e legalidade diante do fisco, é entendendo junto a Contabilidade Online Humanizada, quais as alternativas viáveis para o seu tipo de negócio.

Entenda, economizar a qualquer custo pode sair muito caro. Ter uma empresa fortalecida legalmente é uma escolha muito importante e deve ser consciente e inteligente.

O caminho mais seguro e lucrativo é procurar assessoria contábil que proporcione desde abertura da sua empresa, meios seguros e bases sólidas para que você e seus negócios cresçam e se desenvolvam da maneira correta.

Não corra riscos, a sua empresa e o seu nome são muito importantes para serem colocados à prova!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.