Como reduzir a folha de pagamento? Essa é uma das perguntas que eu sempre escuto aqui na AM Contabilidade Online!

Muitos empreendedores me perguntam assim: “Anderson, como eu posso reduzir esse valor da minha folha de pagamento”!

Bom, tem empresa que costuma usar aquela jornada padrão de 8 horas de segunda a sexta e 4 horas aos sábados – dando 44 horas semanais, mas é preciso lembrar que mesmo cumprindo essa jornada, muitas vezes o empregado costuma passar um bom tempo ocioso. Concorda?

Enquanto o cliente não compra ou olha os produtos, por exemplo, pode ser que o seu funcionário bata papo, olhe o celular, no entanto, mesmo assim, você continua pagando pelo tempo que ele está ali, porque isso é Lei.

Isso ocorre porque é fato que não é o tempo todo em que a empresa tem boa movimentação de clientes, fluxo contínuo.

Por isso, se você conseguir alocar melhor esse pessoal nos melhores horários de pico, terá consequentemente uma redução do valor da folha, porque ou você reduz o tempo de trabalho desses colaboradores ou até pode eliminar alguns colaboradores, percebendo que estes excedem o quadro de necessidades das funções dentro de sua empresa.

Você também pode reduzir o horário de intervalo, podendo ser de 30 minutos, utilizando assim o valor da mão da obra em horários específicos, antes o tempo de descanso era determinado em 2 horas, hoje com as novas regras da reforma trabalhista, esse horário pode ser reduzido sem prejuízos.

Trabalho intermitente e redução da carga horário e da remuneração salarial

Trabalho intermitente e redução da carga horário

Eu sempre digo aos meus clientes que é possível reduzir os gastos com os funcionários, adotando por exemplo, o trabalho intermitente, que remunera o trabalhador de acordo com horas X de trabalho solicitadas, que pode ser acordada em dias específicos da semana ou finais de semana.

Logicamente que tudo precisa estar bem estabelecido no contrato de trabalho, para que mais tarde você e sua empresa não tenham problemas.

Por isso, vejamos como o trabalho intermitente pode te ajudar!

Escalas de trabalho

Na escala de trabalho intermitente, pode ser acordado quanto tempo e horas de trabalhos se deseja que o colaborador trabalhe, sendo assim, o valor da hora atual em 2019 sendo de R$ 4,54 deve ser multiplicado pelos dias trabalhados.

De acordo com o novo formato da CLT, hoje, diferentes formatos de escala de trabalho podem ser inseridos dentro da empresa. Ou seja, cada empresário organizará e estabelecerá essa jornada de acordo com as reais necessidades dos negócios!

Portanto, é possível que em vez de 8 horas trabalhadas por dia, o trabalhador trabalhe 4 apenas ou 6 e assim o excedente das horas seria abatido na folha de pagamento, que resultaria em mais economia para a empresa.

Logicamente tudo isso, como falei anteriormente, precisa estar bem pautado num contrato, para se evitar dores de cabeça com funcionários. A jornada também pode ser estabelecida com mais folgas do que o que era comum antes, de forma que essa atitude traria mais economia a empresa também!

E caso o empresário deseje criar planos de incentivo sobre vendas, para manter a motivação dos empregados, isso permitiria que os colaboradores pudessem se manter mais ativos e engajados com base em comissões e metas, essa é outra estratégia que além de ser um bom estímulo, ainda serve para aumentar as vendas e receitas da empresa!

E então, precisa de uma consultoria contábil e financeira para sua empresa? Venha conversar com os melhores especialistas em contabilidade online e tratemos as melhores soluções para você!

Clique no botão do nosso whatsApp!

Grande abraço.

WhatsApp AM contabilidade Online

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.