Qual é a primeira coisa que vem a sua mente ao pensar em abrir uma empresa de representação comercial?

A burocracia para formalizar o negócio?

O capital para investimento?

Ou a gestão empresarial?

Todas essas questões são de extrema relevância ao iniciar a sua empresa.

E, diga-se de passagem, não são das mais simples de se tratar, no entanto, se você tiver uma boa contabilidade envolvida em todos os processos diários da sua empresa, essas questões ficarão bem mais fáceis de serem resolvidas.

As micros e pequenas empresas enfrentam vários desafios todos os dias;

 Altas cargas tributárias
 Legislação excessiva
 Difícil acesso a linha de crédito
 Falta de preparo e conhecimento em questões gestacionais

Entre outros fatores que fazem o profissional da área de representação comercial ter que “Matar um leão” por dia.

E pensando em facilitar as atividades diárias de uma empresa de representação comercial, seguem 3 dicas para ajudar seu empreendimento através da contabilidade.

1. Dificuldades para gerir!

E se tratando de gestão empresarial, conhecimento e organização nunca são demais.

É necessário que o empreendedor entenda que a ausência de controle financeiro pode falir o negócio, um desequilíbrio contábil pode ser desastroso!

Além disso, é preciso estar muito ciente de que dentre os desafios diários estão:

 Concorrência acirrada
 Alta rotatividade de empregados

E a melhor maneira de enfrentar esses desafios é se preparando tecnicamente e mantendo constante a atualização na área de gestão.

O uso de softwares e aplicativos que ajudem na otimização do tempo e de informações, agiliza muito as tomadas de decisão.

Outro ponto importante na gestão é o controle financeiro, que quando bem feito, beneficia a empresa como um todo, uma vez que seu tempo para se dedicar a outras áreas será muito maior com todas as finanças em ordem.

Por isso você precisa de um contador especializado ao lado!

Portanto, planeje estrategicamente sua gestão e assim conseguirá superar o desafio de manter sua empresa de representação comercial saudável, lucrativa e organizada.

2. Falta de assertividade quanto a Legislação e cargas tributárias

Mesmo com as reformas e criação de Leis que beneficiam as micro e pequenas empresas, ainda hoje existem vários obstáculos com questões legislativas.

A criação de novas Leis e mudanças nas obrigações tributárias acontece sempre, às vezes deixa o empreendedor confuso.

Pior ainda, pagando muito, porque na maioria das vezes, sozinho é impossível entender todos os processos de abertura, manutenção e desenvolvimento contábil da empresa.

Então, se por um lado ter uma empresa de representação comercial significa aumento nos lucros e maior segurança para clientes e fornecedores, por outro lado, quando você não possui uma equipe contábil realmente atualizada, passa a pagar mais do que deveria!

A dica aqui é contar com os serviços de uma empresa de contabilidade, que irá oferecer todo o respaldo necessário quanto a parte burocrática, desde a constituição da empresa.

Nós da AM CONTABILIDADE ONLINE, estamos preparados para lhe atender e a posicionar seu negócio da maneira correta!

Vantagens de ter uma contabilidade estratégica

O profissional de contabilidade pode auxiliar na elaboração do contrato social da forma que mais beneficie sua empresa, escolhendo qual regime tributário se enquadra melhor nas suas necessidades.

Quanto as atividades diárias, o contador será grande responsável pelo acompanhamento de seu negócio quanto às leis e normas vigentes.

A contabilidade da empresa é quem assegura estabilidade fiscal dos seus negócios diante do mercado, por isso sua importância vital!

3. Dificuldades em ter acesso a linha de crédito

Captar recursos para investimento no Brasil é feito basicamente através de financiamentos em instituições bancárias. No entanto, nem sempre estas instituições oferecem linhas adequadas e facilitadas de crédito para as pequenas empresas.

Para evitar transtorno mantenha a documentação e a contabilidade de sua empresa em dia, assim ao analisarem sua instituição, você terá muito mais facilidade em conseguir empréstimos.

Enfim, como você pode perceber, a maioria dos problemas se resolvem, se sua empresa estiver estruturada e contabilmente saudável.

Portanto, se você deseja concentrar seu tempo e esforço em aspectos que façam sua empresa crescer e se desenvolver, mantenha seu negócio sempre  alinhado quanto aos assuntos contábeis.

Assim você consegue desempenhar seu trabalho com maior eficiência e segurança, com a certeza de que sua empresa está pronta e você disposto a superar todos os desafios e alcançar cada vez mais o sucesso!

Qualquer dúvida ou maiores informações entre em contato conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.