Olá, tudo bem? Aqui é Anderson Maisse da AM Contabilidade e hoje venho falar sobre as principais mudanças que acontecem em 2019 e que você precisa estar atento a partir de já!

Como bem se sabe, todos os anos algo se modifica dentro do sistema empresarial e por isso, os empreendedores de vários nichos precisam estar de olho, para não cair na malha fina, nem acabar tendo prejuízos!

Por isso, nós da AM Contabilidade Online estamos sempre trabalhando para o que é mais seguro para as empresas por nós atendidas. E hoje, com esse novo tema sobre 2019, apresentaremos sobre novas obrigações, e-social, avanços do fisco em relação a fiscalização e cruzamento de dados e o apoio do contador, estando ele mais próximo da sua empresa através da tecnologia.

Quer ter mais sucesso e segurança em 2019? Então vamos lá!

Tributação em 2019

A agenda tributária – como também é chamada, se divide em 3 categorias:

Estadual;

Federal;

Municipal.

Cada esfera do fisco é determinada por região, cidade, estado e município. Assim sendo, uma empresa localizada em São Paulo, por exemplo, pode ter tributação diferenciada a de uma empresa com localização em Tocantins.

Anualmente são definidas algumas regras e mudanças para cada tipo de empresa. Assim sendo, pode haver alterações de taxas e valores a serem recolhidos.

  • As obrigações fiscais Federais dessa agenda tributária 2019 são destinadas a todas as empresas brasileiras.
  • Já as obrigações fiscais estaduais, servem apenas para as empresas do estado, havendo assim 27 diferenças a depender de cada região.
  • E as obrigações municipais possuem cerca de 5570 agendas, de acordo com cada cidade.

Como você pode ver, são muitas análises e diferenças entre cada localidade, por isso você sempre vai precisar da ajuda de uma contabilidade experiente e competente!

Como regularizar a empresa em 2019

Obrigações mais importantes, mudanças no E-Social em 2019 e EFD-REinf

A régua fiscal é um termo usado para a verificação e cronograma das novas obrigações tributárias. O eSocial faz parte de uma dessas obrigatoriedades e está dividida em 4 grupos.

Grupo 1 – Empresas com faturamento até 78 milhões

No Grupo 1, as empresas com faturamento acima de 78 milhões terão de a partir de fevereiro de 2019, enviar a substituição do GFIP para o devido recolhimento do INSS. O próximo envio deverá ser feito em julho de 2019. Nós podemos lhe ajudar com isso, fale conosco se quiser entender melhor!

Grupo 2 – Microempresas e Empresa de Pequeno Porte

No grupo 2, existe a maior parte das empresas do Brasil. A partir de janeiro de 2019 será necessário enviar as folhas de pagamentos de todos os funcionários das empresas. A partir de abril de 2019, haverá o GFIP para recolhimento das contribuições previdenciárias. Depois vem a substituição do GFIP para recolhimento de FGTS. Após isso, só serão necessárias outras ações a partir de 2020.

Grupo 3 – Empresas optantes pelo Simples Nacional

No grupo 3 há as empresas que são optantes pelo Simples Nacional, entidades sem fins lucrativos, Produtores Rurais ou empregadores pessoa física. Esse grupo vai precisar entregar todas as obrigações fiscais ainda em 2019. Então ficará o seguinte:

  • Janeiro de 2019 – entrega dos cadastros do empregador e tabelas (enviar dados dos trabalhadores e vínculos).
  • Julho de 2019 – entrega das folhas de pagamentos.
  • No final do ano será necessário enviar as contribuições previdenciárias e todas as contribuições necessárias para recolhimento do FGTS.

Grupo 4 – Organizações internacional e Órgãos Públicos

Nesse grupo ficam as organizações internacional e os órgãos públicos. As empresas deste grupo deverão estar em dia com sua contabilidade, pois a partir de 2020 virão novas exigência, por isso a preparação deve começar já!

O Fisco está de olho

Fiscalização de empresas como funciona

Cada vez mais o Fisco está atento as transações comerciais e de sua pessoa física ou jurídica. Não há como escapar e para evitar multas exorbitantes e dificuldades e bloqueios empresariais, o correto é ter uma contabilidade ativa e atualizada para não ser penalizado!

É importante destacar que o Governo tem investido cada vez mais em tecnologia de ponta e em supercomputadores que validam todos os seus acessos a capital. Entradas e saída, compras e vendas estão sempre sendo acompanhadas e por isso ser pego na malha fina é fácil demais!

Em 2019 já há apontamentos de que a fiscalização será mais acirrada e que o cruzamento de dados virá com maior agilidade, portanto, não espere pagar por multas! Entre em contato agora mesmo conosco e poderemos ajustar sua empresa para o melhor!

Por fim é importante salientar a real necessidade de ter uma contabilidade especializada e com atendimento online em todo o Brasil, visto que cada dia mais, empreendedores e empresas precisam ganhar tempo e serem mais produtivos!

Estamos aqui para isso e queremos verdadeiramente te ajudar, por isso não perca mais tempo e nem corra riscos de pagar multas exorbitantes ou ter sua empresa bloqueada pela Justiça!

Fale com a gente!

Grande abraço!

 

whatsapp contabilidade

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.