Os médicos e especialistas da área da saúde sempre tem muitas responsabilidades, concorda?

Tantas que às vezes, podem cometer a falha de pecarem no prazo da entrega do imposto de renda em 2019.

Olá médico ou médica, ou demais especialistas da área da saúde, tudo bem com você?

Aqui quem está falando é o Anderson Maisse da AM Contabilidade Online e hoje quero falar especialmente com você, da especialidade médica e da área da saúde!

É fato que a classe médica é uma das mais importantes, não desqualificando os demais profissionais, mas pelo respeito e trabalho em prol da vida, esses profissionais têm se dedicado noite e dia para operar, fazer cirurgias, cuidar de seus pacientes e conseguir tratar diversos problemas, sejam estes físicos ou não, e por isso é que vocês merecem todos os aplausos e devido respeito.

Só que médico também tem responsabilidades, concorda?

E dentro dessas responsabilidades, podemos listar a declaração do imposto de renda para médicos a cada novo ano!

A cada ano, uma nova declaração deve ser realizada, sendo assim, composta de muitas regras, prazos, normativas e exigências para que se cumpra a lei.

E tendo todo esse entendimento, fica evidente a importância e necessidade para que muita atenção seja dada na hora de fazer a declaração do imposto de renda em seus mínimos e máximos detalhes.

Qualquer erro ou esquecimento de informações na declaração do imposto de renda, pode imputar em problemas, tanto a nível de autuação, como de multas, por isso é preciso que a declaração seja feita de forma correta. E vale lembrar que deixar para declarar de última hora, é sempre um risco maior de ter de pagar multa, pois alguma necessidade em especial pode ser requerida.

Portanto, vamos agora seguir com mais orientações de importância!

FIQUE ATENTO/A!

Pontos importantes sobre a declaração do imposto de renda para médicos

Para poder ser feita a declaração do imposto de renda para médicos se é exigido ter o auxílio de uma contabilidade especializada nesse ramo de atuação, isso faz todo sentido para você, certo?

A carga tributária nos casos dos médicos é um pouco diferente, podendo inclusive ser uma das mais altas a serem pagas, e por isso é necessário ter um contador experiente em contabilidade para médicos, para que dessa forma, de maneira estratégica, bem-planejada e legal, possa haver possibilidade de redução na carga tributária para médicos e quem sabe, se possível, haver a possibilidade de restituição.

Declaração do imposto de renda para médicos como pessoa física ou pessoa jurídica: Qual escolher?

Imposto de renda para médico pessoa fisica

Muitos dos meus clientes me perguntam assim: “Anderson, como o médico pode declarar seu imposto”? E eu sempre digo que há duas opções, ou como pessoa física ou como pessoa jurídica.

Agora vamos as duas descrições:

Declaração do imposto de renda para o médico como pessoa física: Nesse caso a dedução pode chegar a 27,5%. Nos casos em que o médico trabalha em clínicas de terceiros ou ainda em hospitais, a redução do imposto é mais difícil, pois não há a possibilidade de fazer proveito das deduções permitidas pelo carnê leão do profissional da saúde.

Nesse sentido do carnê leão, é preciso destacar o seguinte: o carnê leão tem a ver com o recolhimento mensal, o que ocorre é que alguns médicos por não ter recolhido apropriadamente o IR como deve ser feito, criam um passivo tributário.

Desse modo, os dados declarados pelo médico como pessoa física, vão sendo cruzados. Caso a Receita encontre nas declarações do imposto alguma divergência, durante 5 anos, esse “saldo devedor” pode ser cobrado.  

Fica evidente então a importância de ter um amparo de um contador experiente no ramo, para que tanto sua empresa, como suas receitas estejam seguras e você longe de ter que pagar multas ou prejuízos.

A contabilidade do médico ou de hospitais e clínicas precisa de constante auxílio. E mesmo se você ainda não é nosso cliente e talvez tenha alguma pendência com a receita federal, não se preocupe, nós estamos aqui para resolver esse e outros problemas que possam existir – que seja de competência de nossa atuação.

Já nos casos em que é você que tem clínica ou um consultório por meio de um livro caixa é possível reduzir a carga tributária do médico por meio legal.

Nesse caso é preciso fazer lançamento das despesas dedutíveis de tudo o que estiver ligado à sua clínica. Isso será de grande ajuda, pois será possível pagar um imposto bem menor.

Por este motivo que ter um profissional contador especializado na área médica e da saúde se torna tão vital, já que as deduções podem ser abatidas no imposto de renda, de modo a trazer mais benefícios e lucro ao seu bolso!

Lembrando que qualquer erro nas despesas, havendo o intuito de se abater o valor do imposto de renda, isso pode resultar em autuação pela Receita Federal – O que não seria conveniente a você!

Declaração de imposto de renda médico pessoa jurídica: Os médicos que atuam como pessoa jurídica (PJ) precisam enviar a Receita Federal, tanto a DMED – que é a Declaração de Serviços Médicos, como a declaração do imposto de renda.

Nesse artigo: “O QUE É DMED E QUAIS OS RISCOS DE NÃO ENTREGAR”, trouxemos várias orientações de valor fundamental! Dê uma conferida nesse artigo também, pois ele lhe será muito útil!

No caso da DMED é importante declarar o seguinte:

  • Dados de cada paciente atendido.
  • Valores da consulta.
  • Procedimentos realizados.

De forma que a Receita consiga validar os dados e fazer o cruzamento de todas as informações declaradas.

E qual a finalidade de associar a declaração da DMED com a declaração do imposto de renda?

Bom, desde o ano de 2011, dentistas, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, laboratórios, fonoaudiólogos, serviços radiológicos, ortopédicos ou próteses dentárias e demais prestadores de serviços da saúde, bem como as clínicas médicas, sendo elas independentes de especialidades, e planos privados, todos com atuação de PJ, são obrigados a entregar essa declaração à Receita Federal, juntamente com o imposto de renda, justamente para que a Receita consiga gerenciar e controlar os usos indevidos de recibos médicos utilizados pela pf.

Isso tudo porque a prática de se fazer uso dos recibos médicos falsos no objetivo de pagar menos imposto, tem sido comum.   

Portanto, no caso de pessoa jurídica, é preciso providenciar ambas as declarações.

É preciso destacar um ponto bem importante, caso o médico, mesmo atendendo em seu consultório, não consiga atingir o valor de 10 mil reais de recebimento por mês, dessa forma ele poderá deduzir o imposto como PF, caso queira.

Aqui na AM Contabilidade Online, estamos sempre fazendo diversas análises para ver o grau de faturamento e de despesas que podem ser dedutíveis. E somente através dos cálculos é que poderemos chegar no melhor valor de recolhimento no imposto de renda para médicos 2019.

Uma coisa é evidente, o médico pessoa jurídica normalmente tem mais vantagens com a tributação, mas para isso é preciso fazer essas análises da qual mencionei agora.

Inclusive sobre esse assunto, preciso informar que outra vantagem de ser médico pessoa jurídica tem facilitado até nas contratações dos serviços médicos, visto que para os hospitais e clínicas, a carga tributária deste modo, acaba sendo menor também. Por isso, talvez essa seja a hora certa de você médico autônomo ou liberal, começar a pensar em se tornar um médico pessoa jurídica.

E como o médico pode pagar menos imposto?

como médico pode pagar menos imposto

Chegamos num tópico maravilhoso de falar, concorda?

Afinal de contas, se é possível lucrar de alguma forma legal, é sempre positivo!

Todas as despesas indispensáveis ao funcionamento do negócio e atuação médica ou do setor da saúde, são consideradas dedutíveis.

Vamos à listagem então!

    • Alugueis de consultório ou de escritório.
    • Despesas com luz, água, telefone, internet.
    • Despesas com palestras, publicações, seminários – tudo o que envolva o crescimento profissional.
    • Despesas com roupas especiais (jaleco não entra nessa categoria).

 

  • Pagamento feito a terceiros, desde que estes atuem em prol do negócio ou atuação médica.

 

  • Salário de funcionários.
  • Propaganda da atividade profissional da área.
  • Despesa com secretária.
  • Despesas com materiais de consumo para desenvolvimento da atividade.

Cruzamentos dos dados sobre o imposto de renda do médico

Cada dia mais a Receita Federal vem trabalhando forte no cruzamento de dados. Isso serve para avaliar e analisar se as informações do contribuinte estão batendo corretamente ou se há algum tipo de desvio.

Assim sendo,

Portanto, por causa de todos esses esclarecimentos e no intuito de evitar e não ter problemas com o Governo e nem com o leão, é preciso fazer imposto de renda em 2019 com um profissional da contabilidade qualificado.

Nós aqui da AM Contabilidade Online, temos acompanhado vários clientes das áreas da saúde, e já houve muitos casos em que as declarações de IR feitas de forma errada por meio de outros atendimentos de contabilidade que não o nosso, trouxeram prejuízos aos clientes.

É preciso estar atento, porque não se pode brincar com dados e com a Receita Federal, achando que será fácil ficar sem declarar ou que ficará impune! Pelo contrário, as punições são bastantes severas e não somente inclui a questão de multas, pelo contrário, vai bem além disso, por exemplo:

Os efeitos da não declaração do imposto de renda podem ser muito graves, inclusive porque concerne prisão de 2 a 5 anos por sonegação fiscal, por isso não vale a pena e sai sempre muito mais caro a não declaração ou a declaração atrasada, já que a mesma resulta sempre em multas que geram mais custos do que os que precisam serem pagos no dia.

Você há de convir que perder a liberdade por coisa como essa, ou seja, a não declaração, seria a pior coisa que poderia lhe acontecer, correto?

Aliás, ninguém deseja isso, mas é preciso ressaltar que por Lei, isso está prescrito e por esse motivo, esquecer o prazo ou deixar de declarar seriam as piores atitudes.

Além desse problema de correr o risco de reclusão, as penalidades também envolvem os seguintes pontos:

  • Impedimento para fazer viagens internacional com a negação de visto.
  • O CPF fica sujo, havendo possibilidade de ter complicações de conseguir emprego em hospitais e clínicas, por exemplo.
  • Impedimento de tirar empréstimos ou de fazer financiamentos na compra de veículo ou moradia.
  • Não possibilidade de conseguir atuar no serviço público, mesmo sendo selecionado por aprovação.
  • Pode haver acréscimo de 150% de multa dado pelo Fisco, sobre o valor.
  • Não haverá meios de fazer comprovação de renda.
  • Entre muitos outros…

Se for analisar todos os pormenores, fica claro todas as dificuldades e complicações de não fazer essa declaração ou até mesmo de deixar para última hora, por conta da multa que pode chegar a até 20% sobre o valor da tributação, ou seja, saindo muito mais caro, do que se você tivesse se antecipado e pago dentro do prazo, que será até o dia 30 de abril de 2019.

Quero deixar claro aqui, eu Anderson Maisse – CEO da AM Contabilidade Online, que é preciso validar esse trabalho de contabilidade com profissionais experientes e que entendem bem do ramo específico da saúde, pois permitir que pessoas menos informadas ou mal informadas das necessidades de declaração desse setor, também pode resultar em prejuízos financeiros e a longo prazo para a boa manutenção da profissão.

Portanto, se você quiser um contador que faça declaração do imposto de renda para médicos ou se precisa de um contador que faça declaração do imposto de renda para especialistas da área da saúde, entre em contato e eu e minha equipe ficaremos muito contentes em poder ajudar da melhor maneira, combinado?

Não deixe em cima da hora, corra logo, pois o prazo da declaração do imposto de renda em 2019, fica cada vez mais apertado! Combinado?

E se você quiser conversar conosco ou precisar de outro tipo de ajuda contábil, nós também teremos o maior prazer de te ouvir e fornecer o apoio que realmente precisa para prosperar e estar de acordo com as leis e exigências brasileiras!

Até breve e grande abraço!

WhatsApp AM contabilidade Online

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.