Abrir sua própria empresa, ter independência financeira, conseguir voltar a atuar no mercado de trabalho, mudar de ramo, muitos são os fatores que levam as pessoas a pensarem em empreender com uma franquia, mas, e quando a gestão acontece a distância?

Quais os cuidados e os riscos desse tipo de gerenciamento de franquias?

Você já parou para pensar quais são as necessidades e adequações que precisa fazer em sua vida profissional para que mesmo de longe seu negócio ainda continue sob o seu controle?

Então agora você terá a oportunidade de entender os riscos e cuidados da gestão a distância e dessa maneira pode tomar atitudes assertivas e que levem a sua franquia ao sucesso esperado.

Veja o vídeo abaixo:

Comunique-se com clareza

Comunicar-se a distância às vezes pode ser um grande desafio e uma comunicação clara e sem ruídos é um dos principais pontos para evitar problemas na gestão de sua empresa a distância.

Tenha sempre em mente que é necessário ouvir e desenvolver habilidades que permita a completa interação entre você e sua equipe, mesmo sem o contato físico, caso contrário, as pessoas podem se sentir sem norte.

Por isso, crie canais de comunicação direta com você e esteja acessível a ouvir os problemas e principalmente a encontrar as soluções necessárias para o pleno desenvolvimento e estabilização da franquia.

Treine e capacite sua equipe com autonomia

Quer ter muito mais tempo e possibilidades de aplicar seus esforços no crescimento de sua franquia, ao invés de ficar apagando incêndios e resolvendo problemas desnecessários?

Treine e desenvolva os colaboradores para agirem com autonomia e responsabilidade, dessa maneira não será necessário desprender muito de sua atenção para tarefas corriqueiras, uma vez que eles estarão aptos a desenvolvê-las. Mas atenção: Delegue as tarefas e gerencie os resultados.

Controle financeiro

Outro ponto que aflige os empreendedores que gerem sua franquia a distância.

A dica é: Nunca, jamais, em hipótese alguma negligencie o controle financeiro de sua franquia.

 

  • Fluxo de caixa.
  • Planejamento financeiro.
  • Controle de custos.

 

Esses assuntos precisam ser de absoluto conhecimento e controle do gestor ou dono da franquia, e um deslize pode custar a taxa de sucesso de sua empresa, fazendo com que os objetivos não sejam alcançados.

Não realizar demonstrativos e não estar atento às finanças da empresa é um erro fatal que pode arruinar seus negócios.

Por isso atente-se:

 

  • Mantenha o controle das finanças através de relatórios, demonstrativos e planejamento financeiro.

 

  • Não misture despesas empresariais e pessoais.
  • Organize-se e mantenha o fluxo de caixa em dia.

Uma boa sugestão é buscar contabilidade especializada em franquias.

Se faça presente

E por último, mas não menos importante, faça a sua figura estar sempre presente na franquia.

E sabe como?

Através de uma boa liderança, aposte em conhecimento e respeito e não erre a mão no autoritarismo, o respeito independe da sua presença física, já o autoritarismo só funciona sob o olhar amedrontador do patrão.

Por isso, invista em visitas regulares, abra espaço para conhecer seus colaboradores, para entender suas dores e necessidades e mostre que mesmo longe, você se preocupa e se interessa pela franquia e pelos que trabalham para torná-la cada vez melhor e mais rentável.

Antecipe-se, anteveja os riscos e crie oportunidades para crescer e se desenvolver, dessa forma terá formas eficazes para gerir a sua franquia a distância.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.