Você já utilizou os serviços de um freelancer?

Saiba que algumas vezes essa pode ser a melhor alternativa para seus negócios.

Nos dias atuais, é cada vez mais comum ver esse tipo de profissional no mercado, uma vez que o momento não oferece muitas vagas fixas e que o crescimento de franquias se expande e a necessidade de inserção de colaboradores pode ser ainda maior.

Se você é empreendedor ou gestor e quiser optar por esse modelo de contratação, saiba que são necessários alguns cuidados, o primeiro e mais importante é a busca de assessoria contábil especializada para ajudar com os trâmites legais e a outra vem por meio da formalização através de um contrato de trabalho.

Para efetivar o processo de maneira efetiva, o artigo traz algumas dicas valiosas, fique atento (a).

Qual a necessidade de um contrato de freelancer?

É normal que o freelancer tope prestar os seus serviços de maneira contínua sem um contrato firmado, como também às vezes, a empresa não se preocupa em disponibilizar um modelo, o que acaba gerando um caráter informal, apenas com acordos verbais.

Contudo, esse pode ser uma prática perigosa e até mesmo acarretar problemas futuros para ambos os lados, mas a boa notícia é que a resolução é simples, basta um contrato de prestação de serviço, com as principais informações das partes envolvidas para ter um acordo firmado.

Apesar de ter vários modelos prontos na internet, o ideal mesmo é criar um contrato padrão, onde sejam feitas adaptações com todas as particularidades do negócio, ou seja, para cada freelancer é preciso um documento personalizado, assim é possível evitar brechas e margens para erros.

O que deve conter no contrato?

O que dever conter no contrato

Cada negócio e cada profissional exige particularidades no contrato e para isso um contador poderá te ajudar, mas de maneira geral, o que é essencial em um contrato para freelancer é:

    • Identificação das partes: A primeira medida é identificar de forma clara e direta todas as informações das partes envolvidas, ou seja, dados do contratante e contratado, CNPJ, CPF, RG, endereço, etc.
    • Descrição do trabalho a ser realizado: Uma parte muito importante, onde será descrito o trabalho a ser executado, com todos os detalhes acordados verbalmente, colocar tudo no papel é essencial, para que não haja nenhum desacordo ou desentendimento.
    • Direitos e deveres: Além de dados pessoas é necessário especificar no contrato freelancer outras características do trabalho, por exemplo, se a empresa disponibiliza algum tipo de material, ou se responsabiliza por custos como o de deslocamento, oferece estrutura e outros detalhes importantes?

 

  • Cumprimento de prazos: E sempre com foco em objetividade e transparência, é ideal que se registre absolutamente todo o acordado no contrato de freelancer, inclusive o tempo estipulado para entrega dos trabalhos ou encerramento de projetos ou ainda quanto à rotina de trabalho na franquia.
  • Pagamentos: É imprescindível que conste os valores combinados, bem como forma de pagamento e prazo para serem realizados pela franquia.

 

Orientação profissional é necessário

Pode parecer bem simples produzir um contrato para freelancer e teoricamente é, contudo, na hora de realizá-lo, podem surgir algumas dúvidas, por isso é de extrema importância contar sempre com o auxílio de uma empresa contábil para redigir um da maneira como deve ser feito.

Assim você estará respaldado quanto a orientação jurídica e contábil e assim não cometerá erros na hora de formalizar esse documento tão importante.

Visto que constantemente, há inúmeras mudanças nos direitos e deveres das empresas quanto a colaboradores ou funcionários fixos.

Por isso, se você pensa em contratar os serviços de um profissional no formato freelancer para franquia ou qualquer outro negócio, não fique com dúvidas, fale conosco!

Somos uma consultoria e uma contabilidade online e podemos ajudar!

WhatsApp AM contabilidade Online

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.