Será que a marca de uma franquia por si só é capaz de garantir o sucesso de um empreendedor franqueado?

É certo que o fato da marca ser conhecida no mercado pode atrair mais clientes para sua unidade franqueada e dar mais segurança ao investir.

Entretanto, a marca de uma franquia não é garantia de sucesso; pois, trata-se de uma empresa como qualquer outra, mesmo que tenha determinadas particularidades características deste segmento.

Prova disso é que muitos franqueados não conseguem prosseguir com o negócio por falta de uma boa gestão empresarial e gestão de pessoas.

Gestão empresarial para franqueados

Para que os franqueados façam uma boa gestão empresarial é extremamente necessário que estejam alinhados com as diretrizes da franqueadora e, assim, possam aproveitar todo o know-how adquirido e aplicar as técnicas aprendidas para o sucesso de suas unidades.

Veja mais algumas dicas essenciais para uma excelente gestão empresarial de franquias:

  • Seguir o mesmo padrão de qualidade da franqueadora.
  • Manter-se atualizado no ramo em que atua.
  • Cuidar das finanças gerenciais.
  • Monitorar os indicadores de desempenho, etc.

Todas estas ações são fundamentais para você fazer uma ótima gestão.

Gestão de pessoas para franqueados

Franqueados que não adotam práticas de gestão de pessoas para reduzir seus passivos trabalhistas, podem comprometer grande parte de seus recursos financeiros com o pagamento de pesadas indenizações junto à Justiça do Trabalho.

Negócios de qualquer porte e segmento, inclusive o de franchising, estão suscetíveis a problemas trabalhistas.

Por isso, esteja sempre atento às seguintes práticas de gestão de pessoas para franqueados:

  1. Escalas de trabalho

Organizar uma escala de trabalho produtiva para sua equipe determinando quais finais de semana serão trabalhados ou não, de quanto em quanto tempo o colaborador tem intervalos, folgas aos domingos e férias.

  1. Controle de ponto

Com um bom controle de ponto confiável, digital ou mecânico, você tem garantia de que o pagamento das horas não trabalhadas e trabalhadas está correto, sem risco de esquecimento, falha de contagem ou omissão de informações.

  1. Uso de celulares

Além do uso de celulares, qualquer equipamento que venha prejudicar ou atrapalhar as atividades da franquia e até mesmo colocar em risco os colaboradores podem ser proibidos dentro de sua unidade franqueada.

Para isso, você deve adotar um “regulamento interno” ou “manual de procedimentos internos” levando ao conhecimento de sua equipe o que é ou não permitido dentro do ambiente de trabalho.

  1. Laudos de segurança

Seja organizado e tenha todos os laudos de segurança, ou seja, um arquivo digital ou impresso de cada colaborador da franquia.

Certifique-se que todos os documentos estejam em segurança, preenchidos e devidamente assinados.

  1. Advertências

Dentro de um senso justo e moderado, com o objetivo de manter a disciplina e ordem no ambiente de trabalho, você enquanto empreendedor franqueado tem a faculdade de aplicar advertências (por escrito é o mais aconselhável) para que determinado colaborador tome conhecimento do seu comportamento inadequado e das implicações que podem advir em caso de reincidência.

  1. Acordos

A importância de acordos coletivos se deve ao fato de que é celebrado entre as partes um acordo no qual são estabelecidas regras na relação trabalhista existente entre ambos.

Lembrando que, neste caso, os efeitos de um acordo se limitam apenas à franquia acordante e seus respectivos colaboradores não sendo permitida a supressão de direitos garantidos na CLT.

Particularidades da CCT

Diante de todas as práticas de gestão, tanto empresarial quanto de pessoas, é necessário ter cautela para não descumprir as particularidades da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho); pois, em muitos casos estas obrigatoriedades têm força de lei, podem gerar multas e desacordos caros aos resultados do negócio e até mesmo perda da franquia.

Portanto, é certo que todo franqueado que faz uma ótima gestão empresarial e gestão de pessoas tem resultados mais expressivos em suas unidades e sabe realmente como continuar valorizando a marca que representa.

Contar com o apoio de uma contabilidade especializada é um grande diferencial para garantir de que as ações preventivas estão sendo corretamente e devidamente aplicadas.

Você tem alguma dúvida sobre como aplicar algumas destas práticas de gestão? Registre nos comentários que ficaremos felizes em te ajudar!

Um forte abraço.

 

Anderson Maisse
Am Contabilidade Online

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