Empreender com representação comercial pode trazer excelentes resultados financeiros e oferecer muita satisfação profissional. Mas como iniciar na representação comercial e ter sucesso? Quais são os passos que o representante comercial precisa dar rumo a uma representação forte, duradoura e repleta de bons resultados contínuos? Como ser um excelente representante comercial?

É claro que não há um guia definitivo que garanta o sucesso. Mas a experiência de representantes comerciais de sucesso mostra algumas condições essenciais para que o trabalho seja vitorioso e alcance todos os seus objetivos. Especialista em contabilidade para representações comerciais. A AM Contabilidade Online preparou esse conteúdo especialmente para você, que quer vencer nesse ramo.

Leia esse conteúdo até o final e conte conosco para alcançar o sucesso você também!

O que é representação comercial?

Você sabe exatamente o que é representação comercial? Sabe qual é a diferença entre ela e o vendedor? Sim, o representante comercial é mesmo um vendedor, mas também é muito mais do que isso. Dizer que o representante comercial é apenas um vendedor é limitar toda a sua responsabilidade diante da representação, ainda que o objetivo final seja a venda.

Atividade é regulada pela Lei Nº 4.886, de dezembro de 1965, o representante comercial representa uma determinada indústria, atacadista ou distribuidor e tem a autorização para vender seus produtos. O termo representação comercial já deixa claro que o trabalho vai além da venda: o representante é responsável por fazer a ponte entre o fabricante e o cliente, com o objetivo final da venda.

Uma indústria pode montar uma equipe de vendas pra comercializar os seus produtos, mas para isso terá que arcar com todos os custos trabalhistas e, ainda assim, sofrerá limites geográficos, já que é impossível cobrir todos os espaços possíveis. Ao contratar uma representação comercial, o pagamento não terá encargos e será possível montar estruturas em diferentes regiões, cidades, estados e até mesmo países.

Você é realmente um vendedor?

É claro que a alma da representação comercial está na venda. Para ser um representante de sucesso, você realmente precisa vender muito, e para vender muito é preciso ter alma de vendedor. É preciso amar a atividade da venda e, acredite, isso é de fato um dom.

Existem técnicas de vendas que ajudam muito nos resultados, e qualquer um pode segui-las, beneficiando-se delas. Mas gostar de vender é fundamental, e um bom vendedor o é 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados. Ele está sempre atento às oportunidades, construindo um networking rico e em evolução.

Qual é o seu perfil?

Você gosta de vender? Se sim, já começou muito bem. Mas será que você é organizado, sabe gerir seu tempo, gosta de estudar, é curioso, é prestativo e atencioso, sabe lidar com gente e tem condições de representar alguém? Tudo isso conta para um representante comercial de sucesso.

Pode parecer uma pergunta boba, mas é essencial se perguntar: você sabe qual é o seu perfil? Você se conhece? Conhece suas aptidões? Um representante comercial jamais alcançará o sucesso em sua atividade profissional se não tiver perfil para tal. É preciso amar o que se faz!

Entenda a amplitude do seu trabalho

Sim, o representante comercial é um vendedor nato. Quanto mais produtos vender, melhor será o seu resultado, disso ninguém tem dúvidas. Mas um representante comercial de sucesso é apenas aquele que vende muito?

Categoricamente, não! Um representante comercial de sucesso sabe exatamente qual é o seu papel, e que suas responsabilidades vão além da venda. Porque é preciso vender sempre, não apenas uma vez. Uma grande venda, mal feita, sem suporte e sem um excelente atendimento ao cliente, pode se encerrar ali mesmo, ainda que traga resultados imediatos. Mal atendido, o cliente não volta.

Um representante comercial de sucesso representa a indústria. Veste sua camisa, assume seu discurso, faz todo o meio de campo entre ela e o cliente e se apresenta disponível para qualquer necessidade referente aos produtos vendidos. Muitas vezes, o cliente precisa de uma informação importante sobre o produto, procura o representante e não encontra resposta. Você pode imaginar o que isso significa, não?

Entender a amplitude do trabalho da representação comercial é o primeiro passo para ser um representante comercial de sucesso. É preciso entender que representar uma indústria, uma marca, é algo de muita responsabilidade. Um trabalho mal feito pode trazer consequências nefastas para a indústria.

Plano de marketing. Você tem um?

Plano de marketing para representante comercial

Você representará uma empresa e certamente contará com todo o suporte, inclusive com um bom material de vendas. Ao menos, espera-se que isso aconteça. Ainda assim, você será o responsável pelas vendas e como elas acontecerão. Você quem irá a campo buscar os clientes e convencê-los a comprar os produtos que representa.

Isso significa que você precisa ter estratégias de vendas. Precisa de uma plano de marketing eficiente. Um representante comercial de sucesso estabelece ações de mercado e está sempre atento às novidades para divulgar melhor o seu trabalho. Utiliza as redes sociais e o WhatsApp à favor do negócio, mas é sempre importante lembrar que suas estratégias precisam estar em consonância com quem representa.

A especialidade é um trunfo. Não atire para todos os lados

Quando você vai numa pizzaria, espera encontrar um pizza deliciosa, certo? O mesmo acontece quando vai numa casa especializada em peixes. Muito provavelmente, os pratos ali são especiais e saborosos, pois o restaurante se dedica apenas àquele nicho de mercado. Mas e se o restaurante oferece massas, peixes, comida japonesa, churrasco e outros tipos de comida no mesmo cardápio? Será possível ser realmente bom em tudo isso?

A especialidade é um trunfo. Um cliente que precisa do seu produto espera encontrar em você um especialista, que vai lhe tirar todas as dúvidas. Um representante comercial que atira para todos os lados, que representa roupas, peças automotivas e algum tipo de produto alimentício jamais poderá fazer um atendimento diferenciado e especializado. As próprias indústrias não olham com bons olhos aqueles que optam por representações diversas.

Não se engane: a especialização é um trunfo. Escolha um ramo com o qual se identifique, que gere muitas oportunidades de vendas, e seja um representante comercial de sucesso, dedicado e especializado.

Você precisa abrir uma empresa. E ser muito bem assessorado

Você está representando uma empresa, e isso requer apresentação. Como autônomo, sua credibilidade junto aos clientes é menor, e os resultados também. Formalizado, dono de uma empresa legalizada, a possibilidade de fazer negócios é muito maior. O mercado prefere negociar com empresas formais, não tenha dúvidas disso.

Abrir uma empresa de representação comercial é um passo para ser um representante comercial de sucesso. Você pode abrir uma empresa com ou sem sócios, e ao contratar um contador especializado e experiente terá todas as informações para legalizar seu negócio.

Além de fazer a legalização, cumprindo com a legislação, a assessoria contábil vai te dar todo o apoio necessário para definir questões com a natureza jurídica da empresa, seu regime tributário, a elaboração do contrato social e outra questões inerentes a abertura de uma empresa legal.

preço contabilidade para representante comercial

Você representa uma marca, mas trabalha para o seu cliente

É muito importante para um representante comercial de sucesso que ele saiba que representa uma marca, mas que trabalha para os seus clientes. Isso significa que você precisa ter foco no seu cliente e ficar atento às suas necessidades.

Um representante comercial de sucesso sempre irá prestar um atendimento de excelência. Sabe aquela história do “cliente é quem manda”? É exatamente isso: foco no cliente, nos seus anseios e nas suas necessidades.

Os resultados estão chegando, e agora?

Trabalhando um bom produto com afinco, dedicação e responsabilidade, sabendo exatamente qual é o papel da representação comercial, os resultados começarão a aparecer. E aí, o que fazer? Nós sabemos exatamente o que não fazer: jamais se sente sobre os louros do sucesso e fique ali, acomodado, achando que os objetivos foram alcançados.

Queira mais. Busque novas metas. Inove. O mercado é dinâmico o suficiente para permitir muitas vendas em um período e o fracasso em outro. É preciso estar sempre atento, buscar novos clientes, ampliar os pedidos dos clientes atuais, tornar seu produto ainda mais conhecido.

Você alcançou o sucesso? Lembre-se: ele precisa se constante e duradouro.

Você sabia que a AM Contabilidade Online é especialista em contabilidade para representações comerciais?

Você precisa se dedicar às vendas e ao atendimento ao cliente. Não é pouca coisa, e o tempo acaba ficando curto. Mas você terá uma empresa para gerenciar, e isso também faz parte do passo a passo para iniciar na representação comercial e ter sucesso.

Você precisará de ajuda para fazer a gestão financeira da sua empresa, e o contador é o profissional que vai lhe apoiar nessa tarefa. Contratar um contador ou uma assessoria contábil é obrigatório por lei para todas as empresas, mas não se trata apenas de uma obrigação, pois os ganhos em contar com um profissional dedicado e focado no seu resultados são muitos.

A AM Contabilidade Online é especializada no atendimento a empresas de representação comercial. Atendemos a mais de 300 representações em todo o Brasil e sabemos exatamente o que é preciso para ajudar a tornar a sua uma empresa de sucesso. Temos os menores custos de abertura de empresa e fazemos uma contabilidade focada na sua gestão, pronta para lhe dar meios para a tomada de decisões gerenciais.

Sabemos tudo o que uma empresa de representação comercial precisa, e trabalhamos para que o empreendedor possa se dedicar exclusivamente às vendas e ao atendimento ao cliente. Converse com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas. Nosso apoio será um diferencial, acredite!

abrir empresa com uma contabilidade especializada

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!