Quando se pensa em empresas de sucesso, muitos podem pensar: “Tudo o que eu gostaria ou precisaria é de uma fórmula mágica”! Sentimos dizer, mas elas não existem!

O que existem são ações, técnicas, planejamentos e performances que elevam resultados e operam para o sucesso!

E hoje, nós da AM Contabilidade Online, falaremos justamente sobre um pilar muito importante do negócio de franquias: A CONTRATAÇÃO DO FUNCIONÁRIO!

E não estamos falando dos documentos necessários para contratação de funcionário e sim como contratar o colaborador certo para a franquia!

Você imagina o que precisa perceber na hora de filtrar os perfis dos candidatos?

Se não faz a menor ideia e se quer ser direcionado nesse ponto, conte conosco, para ajudar é que estamos aqui!

Dando os primeiros passos antes da contratação

como contratar um funcionário?

Antes de começar essa triagem, é preciso saber mensurar as carências e necessidades da sua própria franquia. De que colaboradores ou habilidades você precisa?

Se for uma franquia de alimentação, por exemplo, é necessário verificar as seguintes necessidades:

  • O perfil desejado preenche os requisitos para caixa?
  • Ou talvez, o perfil deve ser habilidoso no preparo dos alimentos?

Outro ponto essencial! Não tenha medo de contratar um funcionário só porque ele tem muitos conhecimentos ou habilidades.

Ninguém é perfeito e até mesmo você como dono de uma franquia tem sempre muito o que aprender. Portanto, faça uso de dons e talentos que vão certamente agregar ainda maior valor ao seu empreendimento, de forma que você possa se destacar dos demais e se tornar excelente em administração e em atendimento!

Vejamos outros pontos importantes a seguir…

Comunicativo

Hoje em dia, seja em que universo for das franquias existentes, você precisa ter funcionários comunicativos. Profissionais que possam entender a linguagem do cliente e que sejam participativos de várias formas, de modo a beneficiar o seu negócio.

Comunicativo tem a ver com:

  • Educação.
  • Bom português.
  • Saber responder com bom humor e respeito os clientes.
  • Saber atrair o público-alvo.
  • Melhor desenvoltura.
  • Menos timidez.
  • Entre outros.

Pessoas comunicativas são mais capazes de se adaptar a quaisquer situações, podendo inclusive, serem remanejadas, caso seja preciso!

 

LEIA TAMBÉM: 

Franquias: Da contratação à gestão

Vale mesmo investir em franquias?

Franquia de sorvete é tudo igual?

Capacidade de resolução

Nem todos os profissionais tem iniciativa e proatividade para resolver problemas! Se aconteceu um problema com um cliente, algo saiu errado, o prato veio salgado demais, o produto está quebrado, como fica o poder de resolução dos colaboradores?

Pode ser que em algum momento, haja uma necessidade, uma emergência e então, o que esse funcionário faria, diria e como ele resolveria a situação do seu negócio para que sua imagem não seja manchada e para que sua empresa não seja exposta de forma negativa, seja pelo boca a boca, seja pelas redes sociais e até mesmo, evitando processos judiciais!

Um mal-entendido, uma forma negativa de atendimento, pode afetar os ânimos e o que será feito então?

Por isso, ao selecionar os candidatos, teste a capacidade de resoluções deles e analise quem se sai melhor!

Pura simpatia e empatia

Empatia é a facilidade em que uma pessoa consegue se colocar no lugar da outra, mesmo que não exista nenhuma afinidade ou simpatia. Já a simpatia por sua vez, é quando você tem afinidade por outra pessoa, então você abre um sorriso, por exemplo e diz: “Olá, bom diaaa”!

A empatia envolve o respeito pelo outro, a simpatia envolve gentileza e amabilidade, além de querer agradar.

Essas duas características são importantes ainda mais nos dias de hoje, pois quanto mais poder de empatia e simpatia um funcionário tiver, maior facilidade se terá para se relacionar com clientes e promover um bom serviço ou atendimento.

No geral, esses são os pontos principais para contratar o colaborador certo, já que cor, sexo e etnia são indiferentes!

Portanto, se você gostou dessas dicas, compartilhe, e se precisar de ajuda para abrir uma franquia, formalizar seu negócio dentro dos regimes legais ou conduzir sua franquia de forma adequada, fale conosco!

[button_1 text=”Fale%20comigo%20por%20WhatsApp” text_size=”34″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#000000″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”20″ styling_border_color=”#bd3f00″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”10″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#ff5500″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”5″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”0″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#bd3f00″ drop_shadow_opacity=”100″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffffff” inset_shadow_opacity=”25″ align=”center” href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=+5567998482308&text=Ol%C3%A1,%20acabei%20de%20ler%20o%20artigo%20-%20Franquia,%20como%20contratar%20o%20colaborador%20ideal%20-%20e%20gostaria%20de%20tirar%20algumas%20d%C3%BAvidas!”/]

 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!