Quando se pensa em empresas de sucesso, muitos podem pensar: “Tudo o que eu gostaria ou precisaria é de uma fórmula mágica”! Sentimos dizer, mas elas não existem!

O que existem são ações, técnicas, planejamentos e performances que elevam resultados e operam para o sucesso!

E hoje, nós da AM Contabilidade Online, falaremos justamente sobre um pilar muito importante do negócio de franquias: A CONTRATAÇÃO DO FUNCIONÁRIO!

E não estamos falando dos documentos necessários para contratação de funcionário e sim como contratar o colaborador certo para a franquia!

Você imagina o que precisa perceber na hora de filtrar os perfis dos candidatos?

Se não faz a menor ideia e se quer ser direcionado nesse ponto, conte conosco, para ajudar é que estamos aqui!

Dando os primeiros passos antes da contratação

como contratar um funcionário?

Antes de começar essa triagem, é preciso saber mensurar as carências e necessidades da sua própria franquia. De que colaboradores ou habilidades você precisa?

Se for uma franquia de alimentação, por exemplo, é necessário verificar as seguintes necessidades:

  • O perfil desejado preenche os requisitos para caixa?
  • Ou talvez, o perfil deve ser habilidoso no preparo dos alimentos?

Outro ponto essencial! Não tenha medo de contratar um funcionário só porque ele tem muitos conhecimentos ou habilidades.

Ninguém é perfeito e até mesmo você como dono de uma franquia tem sempre muito o que aprender. Portanto, faça uso de dons e talentos que vão certamente agregar ainda maior valor ao seu empreendimento, de forma que você possa se destacar dos demais e se tornar excelente em administração e em atendimento!

Vejamos outros pontos importantes a seguir…

Comunicativo

Hoje em dia, seja em que universo for das franquias existentes, você precisa ter funcionários comunicativos. Profissionais que possam entender a linguagem do cliente e que sejam participativos de várias formas, de modo a beneficiar o seu negócio.

Comunicativo tem a ver com:

  • Educação.
  • Bom português.
  • Saber responder com bom humor e respeito os clientes.
  • Saber atrair o público-alvo.
  • Melhor desenvoltura.
  • Menos timidez.
  • Entre outros.

Pessoas comunicativas são mais capazes de se adaptar a quaisquer situações, podendo inclusive, serem remanejadas, caso seja preciso!

 

LEIA TAMBÉM: 

Franquias: Da contratação à gestão

Vale mesmo investir em franquias?

Franquia de sorvete é tudo igual?

Capacidade de resolução

Nem todos os profissionais tem iniciativa e proatividade para resolver problemas! Se aconteceu um problema com um cliente, algo saiu errado, o prato veio salgado demais, o produto está quebrado, como fica o poder de resolução dos colaboradores?

Pode ser que em algum momento, haja uma necessidade, uma emergência e então, o que esse funcionário faria, diria e como ele resolveria a situação do seu negócio para que sua imagem não seja manchada e para que sua empresa não seja exposta de forma negativa, seja pelo boca a boca, seja pelas redes sociais e até mesmo, evitando processos judiciais!

Um mal-entendido, uma forma negativa de atendimento, pode afetar os ânimos e o que será feito então?

Por isso, ao selecionar os candidatos, teste a capacidade de resoluções deles e analise quem se sai melhor!

Pura simpatia e empatia

Empatia é a facilidade em que uma pessoa consegue se colocar no lugar da outra, mesmo que não exista nenhuma afinidade ou simpatia. Já a simpatia por sua vez, é quando você tem afinidade por outra pessoa, então você abre um sorriso, por exemplo e diz: “Olá, bom diaaa”!

A empatia envolve o respeito pelo outro, a simpatia envolve gentileza e amabilidade, além de querer agradar.

Essas duas características são importantes ainda mais nos dias de hoje, pois quanto mais poder de empatia e simpatia um funcionário tiver, maior facilidade se terá para se relacionar com clientes e promover um bom serviço ou atendimento.

No geral, esses são os pontos principais para contratar o colaborador certo, já que cor, sexo e etnia são indiferentes!

Portanto, se você gostou dessas dicas, compartilhe, e se precisar de ajuda para abrir uma franquia, formalizar seu negócio dentro dos regimes legais ou conduzir sua franquia de forma adequada, fale conosco!

Fale comigo por WhatsApp

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.