Você tem uma representação comercial ou gostaria de abrir sua própria empresa?

Muitos representantes comerciais querem se formalizar no mundo dos negócios. Para isso existem alguns passos que devem ser seguidos.

Se você é um desses empreendedores, fique de olho e saiba mais sobre o assunto:

 Como abrir uma empresa!

O primeiro passo para se abrir uma empresa de representação comercial, é saber claramente quais são as obrigações legislativas para esse ramo de atividade.

O regime tributário para empresa de representação comercial é uma das decisões mais importantes.

É necessário analisar qual regime é mais interessante para seu empreendimento, qual melhor se encaixa nas atividades que irá desempenhar e também qual oferece mais benefícios quanto aos impostos praticados. Essas coisas precisam ser conversadas com um contador especializado! Em caso de dúvida, fale conosco!

Então: Como trabalhar na área?

Um representante comercial pode e deve constituir uma empresa de representação comercial, envolvendo assim uma melhor forma de planejamento prévio de seus objetivos.

Como empresa de representação, é necessário entender qual regime tributário melhor o atende;

Tipos de Regime tributário

  • Simples Nacional: Se trata de um sistema específico para micro e pequenas empresas, ele oferece simplificação no processo de apuração de impostos, no entanto sua alíquota fica entre 16,93% e 22,45% sobre o faturamento da empresa.

Portanto, é necessário ficar atento, pois existem outros regimes que oferecem taxas mais atrativas. Por isso nossa empresa: A AM CONTABILIDADE ONLINE, orienta uma conversa para compreensão de suas possibilidades de se manter legalizado e pagando menos impostos!

  • Lucro real: Esse tipo de regime não é muito atrativo para a empresa de representação comercial, entenda porquê:

 

-IR e Contribuição social sobre o lucro apurado da empresa

-PIS e Cofins apurados sobre o faturamento mensal

Nesse regime a base de cálculo é sobre o lucro apurado na contabilidade mensal, e há restrições do que pode e o que não pode ser lançado como despesas da empresa.

Por esses padrões exigidos haverá aumento nos impostos devidos, além disso, o PIS e COFINS apresentam maior alíquota.

  • Lucro Presumido: Ao analisar os diversos regimes sobre o enquadramento na representação comercial, esse ainda é a melhor alternativa.

Através dele é possível presumir o lucro da empresa, assim o representante comercial tem a possibilidade de trabalhar legalmente e pagar uma carga tributária mais adequada com suas necessidades

Esse regime não é o mais simples quanto ao seu processo, que precisa ainda ter declaração de impostos, apresentação mensal de documentos entre outras obrigações, no entanto, é o que oferece uma menor alíquota, portanto, o que permite mais economia a empresa de representação comercial.

Então se você levar em consideração os tributos exigidos, verá que o regime de lucro presumido ainda é a escolha mais assertiva para sua empresa.

Mas é importante lembrar que os outros regimes também podem ser adotados, dependendo da situação.

Documentação necessária para abertura de empresa de representação comercial

Para realizar as atividades de representação comercial é necessário além de escolher o regime tributário adequado, também ter um registro no conselho regional de representantes comerciais.

Os órgãos responsáveis para registro de abertura são:

  • Junta comercial ou cartório de sua cidade
  • Receita federal- Responsável pela emissão do CNPJ
  • INSS- Para cadastro previdenciário da empresa de representação
  • Caixa Econômica Federal – Obtenção de certidão negativa e assuntos relativos a FGTS.

Os trâmites para cadastramento da empresa são definidos de acordo com a agenda dos órgãos competentes, e pode variar de 15 a 25 dias úteis.

Os documentos necessários são:

  • Cópia autenticada RG e CPF
  • Cópia autenticada de comprovante de residência
  • Cópia autenticada do IPTU da sede da empresa

Como o empreendedor pode perceber existe uma série de passos burocráticos para registrar a sua empresa de representação comercial. Fale com um bom contador e será bem orientado ao respeito.

Tenha sempre em mente que para estar em dia com suas obrigações tributárias e poder exercer suas atividades com segurança e tranquilidade, vale a pena.

E após tudo legalizado, é só começar a vender e a lucrar!

Sucesso!

Entre em contato agora mesmo!

Telefones: (67) 3461.5407

Whatsapp: (67) 99848.2308

Cadastre-se abaixo entraremos em contato em breve! 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.