Além do faturamento bilionário e a liderança soberana em seu segmento, você sabe o que mais a Nike, McDonald’s e Coca-Cola tem em comum?

BPO.

Isso mesmo!

Todas essas empresas entregaram sua gestão de processos internos a empresas especializadas.

E você pode ter certeza de que bem mais próximos à nossa realidade temos empresas de porte menor que também passaram a se tornar muito mais competitivas contratando o BPO financeiro.

Mas o que é BPO e porque a terceirização do setor financeiro é melhor para sua empresa? Quais são suas vantagens?

Hoje você vai entender melhor o que significam essas três letrinhas, BPO, e como elas podem ser aplicadas para levar o seu negócio a um patamar muito melhor.

Acompanhe!


 

BPO financeiro – uma forma de terceirização que vem fazendo grande diferença para muitas empresas

O mercado atual é marcado por uma concorrência extrema, formação de um público mais bem informado, constante fluxo de novos entrantes e um processo de “padronização” entre os produtos/serviços oferecidos por organizações concorrentes (fruto do acesso a tecnologias de ponta e informação).

Essa acirrada “rivalidade” mercadológica impõe às empresas flexibilidade, capacidade permanente de se reinventarem e responder com agilidade às mudanças de mercado.

E é exatamente nessa dinâmica de transformação constante da estrutura dos negócios que surgiu o termo BPO financeiro.

“Quem olha para todos os pontos, não consegue enxergar detalhe algum.”

O que queremos te dizer com isso?

Existe uma necessidade de priorizar o foco no que realmente faz a diferença – os negócios.

Uma empresa sozinha não tem capacidade de se preocupar e fazer uma gestão eficiente e positiva de todos seus setores como:

  • Treinamentos.
  • Gestão de estoques.
  • Recrutamento e seleção.
  • TI.
  • Desenvolvimento de logística e distribuição.
  • Jurídico.
  • Integração do setor de compras com o departamento financeiro, etc.

E você deve saber que quando uma empresa gasta todos seus recursos com o que é urgente, o estratégico que também é essencial acaba ficando de fora, e isso resulta em PERDA de qualidade e de mercado, FACILITANDO para o seu concorrente.

Assim, diversas empresas em todo o mundo estão adotando o BPO para manterem o foco nos seus negócios principais, enquanto terceirizam todos os outros processos secundários, porém imprescindíveis, do cotidiano empresarial.

Dessa forma, o BPO abrange atividades como:

  • Administração.
  • Produtividade.
  • Gerenciamento.
  • E finanças.

Tudo isso é realizado enquanto sua empresa tem mais capacidade de se manter focada exclusivamente na parte de negócios.

E aqui neste artigo vamos falar especificamente sobre o BPO na parte financeira.

Afinal, o que é BPO?

BPO é um acrônimo para Business Process Outsourcing, que em português significa terceirização de processos de negócios.

Trata-se da contratação de equipes e empresas externas para realização de funções e atividades de negócios que não fazem parte do core business de um negócio.

Neste contexto, é como utilizar um BPO para delegar atividades que não estão relacionadas ao objetivo fim da empresa, e nesta terceirização são definidos procedimentos e processos e a atividade é realizada de modo integrado à empresa.

Assim, para determinar os melhores processos dentro dos serviços de BPO financeiro, uma equipe de profissionais capacitados assume as rotinas administrativas, o que inclui:

 

  • Contas a pagar.
  • Cobrança.
  • Faturamento.
  • Gestão de contratos.
  • Conciliação bancária, entre outros.

 

Tal equipe, que pode ser externa ou interna, fica responsável pelos controles financeiros e gerenciais, promovendo aumento na qualidade das informações e redução de custos.

Dessa maneira, você enquanto gestor ou CEO pode tomar melhores decisões estratégicas para sua empresa.

E o que vem a ser BPO financeiro?

O BPO financeiro, ou terceirização financeira, ou ainda terceirização do setor financeiro, contempla todas as rotinas de gestão de recebíveis e pagamentos a fornecedores, por meio de um estruturado fluxo de autorizações e informações, por exemplo:

 

  • Gestão de fluxo de caixa.
  • Gestão de contas a pagar.
  • Relatórios financeiros.
  • Cobrança administrativa e judicial.
  • Gestão da folha de pagamentos.
  • Análise de indicadores de desempenho.
  • Gestão de recebíveis.
  • Fechamento de caixa e conciliação bancária.

 

  • Gestão de documentos financeiros, etc.

O ponto-chave da questão é que no BPO financeiro a atividade passa a ser efetuada por um especialista/uma equipe especializada, aumentando a produtividade de sua empresa, trabalhando com boas práticas do mercado e especialmente reduzindo problemas de gestão de funcionários como férias, faltas, absenteísmo e custos trabalhistas.

Assim a sua empresa, independente do seu tamanho, é beneficiada por um grande suporte na gestão financeira, e isso se torna extremamente importante para a lucratividade e sobrevivência do seu negócio.

Terceirização x BPO financeiro

A diferença entre um BPO financeiro e uma terceirização é que no primeiro caso, a terceirização envolve muito mais do que apenas o serviço em questão.

É preciso uma análise detalhada da empresa, sua infraestrutura, todos seus processos e procedimentos internos para assim partir para um novo modelo organizacional.

Desse modo, o BPO financeiro aposta em novas tecnologias.

E delegando funções internas relacionadas ao core business a uma empresa especializada em processos, ocorre uma melhora considerável do desempenho e do grau de excelência e qualidade dos serviços/produtos que você oferece.

Embora sejam semelhantes no termo, ambos trabalham de forma diferenciada.

Em linhas gerais, a solução outsourcing (BPO) é mais específica do que uma simples terceirização, vez que ela fornece soluções baseadas na estrutura de sua empresa e propõe um ajuste focado em inovação, como a adesão da tecnologia para melhorar o desemprenho e a produtividade.

Assim, o BPO financeiro é mais estratégico.

Leia também:

Como aumentar meus lucros sem aumentar o faturamento?

É possível recuperar crédito de ICMS?

O que uma empresa do Simples Nacional deve pagar?

Quanto custa a aquisição e treinamento de um colaborador?

Admissão: A segurança do Contrato de Trabalho.

Quais as vantagens de fazer a contratação de BPO financeiro?

Como já mencionamos acima, a terceirização do setor financeiro permite que você empreendedor foque todos seus esforços e os de sua equipe no negócio e nas áreas-chaves dele, sem se preocupar tanto com as atividades de uma área não fim, porém que precisa de processos estabelecidos.

Com isso, sua dedicação no financeiro é qualificada, já que sua atenção estará mais voltada para a análise e decisão de negócio e não na execução de processos em si.

Além disso, conheça outros benefícios que um BPO financeiro proporciona para você:

  • A terceirização dessa área vale muito do ponto de vista financeiro para você enquanto contratante, pois as despesas fixas se transformarão em variáveis, além de aumentar o atendimento conforme o aumento do volume de transações.
  • Existem benefícios ainda maiores quando o executor do BPO financeiro ou da terceirização for o mesmo fornecedor das suas atividades contábeis! A integração entre essas tarefas, financeiro e contabilidade, são fundamentais para operar com produtividade e isso irá se traduzir em menor custo.
  • Redução com custos trabalhistas com áreas não core do empreendimento e permite aumentar o atendimento dessa área conforme o crescimento da empresa.
  • Possibilita controlar vencimentos financeiros e os recebimentos de vendas, liberando de forma rápida recursos para giro.
  • Melhora o ambiente de controle e governança pela existência de áreas executoras e aprovadoras.
  • Aumento da segurança nos processos financeiros.
  • Informações em tempo real já que é uma tecnologia de ponta que atua com softwares avançados, reunindo todas as informações necessárias à sua empresa e com isso permite que você acompanhe todos os processos e tenha informações em tempo real do que está acontecendo.
  • Liberação de pessoal para focar nas áreas estratégicas da empresa.
  • Gestão do tempo, o que está diretamente relacionado ao aumento da produtividade, o BPO financeiro é capaz de otimizar imensamente as tarefas cotidianas. Economizam-se muitas horas em procura de documentos, armazenagens, digitalizações, etc.
  • Redução de custos devido às despesas com outsourcing que serão menores do que gasto total com a organização de todos os processos internos da empresa.
  • Aumento da produtividade, vez que há menos processos manuais e mais profissionais livres para focarem no que sua empresa faz de melhor. Isso afeta diretamente seu faturamento, maior poder de fidelização de clientes e maior espaço no setor.
  • Expressivo aumento na flexibilidade e na capacidade de crescimento.
  • Mais força perante a competição com seus concorrentes.
  • Monitoramento contínuo tendo em vista que um software de gestão permite controlar a operação e fornecer indicadores de desempenho e relatórios, apontando os avanços e identificando pontos que devem ser aperfeiçoados.

Logo, optar pela terceirização do setor financeiro de sua empresa, é basicamente transferir para terceiros tudo que dá suporte ao foco PRINCIPAL do seu negócio enquanto você fica livre para se dedicar ao que realmente é foco da empresa.

Em outras palavras, BPO em finanças é como a entrega de vários procedimentos da empresa a uma especialista em processos internos, ligados aos mais diversos departamentos.

Empresas que podem se beneficiar de um BPO financeiro

Empresas de qualquer tamanho podem obter os benefícios de terceirizar as atividades do departamento financeiro, inclusive empresas de pequeno porte em atividades iniciais e startups.

Portanto, não são somente empresas médias e de grande porte que se beneficiam por contratar outra para terceirizar as atividades operacionais financeiras.

Qualquer uma pode!

Como implantar um BPO financeiro em minha empresa

Bpo financeiro para empresas

Agora imagine você/sua empresa usufruindo de todos esses benefícios do BPO

É muito bom; não mesmo?

Então para implantá-lo em sua empresa saiba que isso está diretamente ligado à automatização de processos.

Desse modo, se sua empresa já tiver provida de soluções automatizadas baseadas em TI (BI, soluções fiscais, CRM, ERP, etc.), certamente ela terá mais facilidade no processo de outsourcing.

Mas de qualquer forma, em linhas gerais, os mais importantes especialistas do mercado em BPO indicam as seguintes etapas a serem seguidas para implementar esse modelo de gestão:

  • Mapear toda a organização.
  • Compreender quais são os processos que podem ser terceirizados.
  • Identificar os líderes do mercado em fornecimento de BPO.
  • Conquistar o comprometimento da empresa.
  • Estabelecer os níveis de serviços esperados (SLAs).
  • Definir monitoramento frequente dos resultados atingidos com o BPO, em um constante processo de melhoria.

A correta implantação do BPO financeiro está diretamente ligada com a modernização da sua empresa como um todo e precisa passar por essas etapas.

Conclusão

Como você pode perceber o BPO é uma estratégia muito valiosa que tem como objetivo principal encontrar formas para aumentar o desempenho de sua empresa e seus focos principais são melhorar o controle de custos, incrementar transparência, reduzir riscos, fomentar a colaboração dos times de trabalho e, claro, MAXIMIZAR o lucro.

E diante de tanta competitividade e de uma economia cada vez mais oscilante, a preocupação em manter o foco da empresa direcionado somente ao negócio, se tornou uma necessidade urgente, e isto não é nada fácil quando se tem uma série de processos burocráticos e secundários, embora imprescindíveis para execução do negócio.

Assim, o Business Process Outsourcing, ou terceirização de negócios, é a forma mais assertiva e adequada para que você cuide do core business de sua empresa e não se preocupe com obrigações fiscais e financeiras.


 

O que nossa contabilidade oferece em relação a serviços de BPO financeiro?

Para nós, o BPO financeiro é muito mais que uma terceirização de processos de negócio.

É o fornecimento de soluções sob medida, desenvolvidas com um conjunto de ferramentas através de uma análise cuidadosa dos processos de sua empresa, com o intuito de alavancar direta e indiretamente a produtividade do seu negócio sem afetar a concentração no foco de sua empresa.

O resultado é a execução de processos de modo ágil e seguro.

Com uma equipe tecnicamente experiente e especializada em BPO financeiro, nossa contabilidade está à disposição para levar qualidade de seus serviços à sua empresa, independente do segmento ou tamanho a ser explorado.

Agora pare por um momento e reflita:

  • Como está o setor financeiro de minha empresa?
  • Estou focando nas atividades fundamentais para o meu negócio sem pecar na qualidade, eficiência e agilidade?

Se você está precisando de ajuda em relação a isso, você pode ter certeza de que pode contar com nosso time experiente, comprometido com os resultados de sua empresa e pronto para assegurar níveis de serviço e de alta qualidade.

Possuímos know-how na execução de processos que são imprescindíveis para o bom funcionamento de seu negócio e estamos em constante adequação às necessidades oscilantes do mercado.

Com isso, adaptamos nossos serviços de BPO financeiro à sua estrutura existente e desenvolvemos um fluxo de processos de negócio que permite maior interação e agilidade na execução de suas tarefas.

Conheça nossa solução completa e disponha de todas as vantagens que o BPO financeiro pode oferecer à sua empresa!

Fale conosco!

Um forte abraço.

WhatsApp AM contabilidade Online

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.