Quanto tempo uma pessoa leva para aprender a medicina?

Talvez alguns respondam… entre 6 e 8 anos em média, entre faculdade, residência, especializações… mas a resposta não pode ser traduzida em horas, dias ou anos.

Um médico é capaz de aprender a cada dia, afinal, quando se lida com saúde e vidas, há constantes atualizações, recursos, ferramentas e soluções que surgem para proveito humano.

Mas aprender medicina ou aprender a ser médico envolve apenas a faculdade, teorias, receitar remédios e aplicar injeções, ou vai muito além disso?

  • A ser empreendedor.
  • A ser atencioso com os pacientes.
  • A olhar nos olhos dos atendidos.
  • A ser um profissional dedicado.
  • A aprender novas técnicas.
  • A entender que toda doença tem ou pode ter fundo emocional.
  • A estar atento as grandes descobertas.

E eis a pergunta: “Tudo isso me fará um médico melhor?”

Sim se você conseguir manter seu conhecimento progressivo em 4 pilares fundamentais:

 

  • Humano.
  • Científico.
  • Financeiro.
  • Pessoal.

 

Observe como você pode aprender todos os dias e melhorar cada vez mais!

Um médico humanizado

A medicina humanizada olha para além da dor do paciente, ou além das suas reclamações. É comum que médicos ouçam diversos argumentos e queixas e achem muitas vezes, que passando o remédio X ou Y resolverá a questão, mas estar realmente atento a outros fatores faz com que você saia da zona de conforto e se atente de forma ampliada e sensibilizada sobre o que o paciente está dizendo!

As vezes uma dor no pé pode ter a ver com uma dor de cabeça… pode ter ou não ligação, mas se você estiver somente atento a um sintoma e a queixa em si, sem conversar com o paciente, sem o olhar nos olhos, sem de forma singela… conseguir tocar, ver a sua alma… mais uma vez você estará entre muitos médicos diante a multidão de profissionais e não fará a GRANDE DIFERENÇA na vida de quem sofre!

E pode até parecer meio poético falar assim, mas o que seriam dos profissionais sem real amor por sua profissão e pelos seus clientes, nesse caso, os pacientes?

Progresso científico

Um bom médico de forma alguma pode se ater apenas no que aprendeu na faculdade, para ser um profissional de qualidade é importante sempre manter seus conhecimentos científicos atualizados, principalmente porque nessa área médica, muita coisa muda, novos tratamentos e diagnósticos vão surgindo… por isso, é sempre bom participar de:

  • Congressos.
  • Estudos de caso.
  • Descobertas científicas.
  • Projetos.
  • Reciclagens.

Um bom médico é empreendedor

Ao escolher a sua profissão certamente levou em consideração o aspecto financeiro, não é verdade?

Por isso ter as finanças em ordem é essencial para que você possa se sentir motivado e engajado na sua profissão, além de que ajudará você a medir o crescimento dos seus negócios.

Exemplo: Você sabia que pode estar pagando mais do que deve para o imposto de renda e para os tributos?

Fale conosco e veja mais!

O que muitos profissionais desconhecem é que para ter fortalecimento financeiro é necessário ter uma assessoria contábil de ponta que seja especializada em contabilidade para profissionais da saúde.

Dessa forma você poderá tratar todos os aspectos burocráticos de seus negócios de maneira organizada, conseguindo crescer e se desenvolver cada dia mais.

Um bom médico tem “EQUILIBRIUM”/ equilíbrio

Se você deseja sucesso na área médica, cuide de você, apenas assim conseguirá cuidar com eficiência dos outros.

Isso engloba, saúde física, mental e emocional!

Aprenda a separar a sua profissão de suas responsabilidades pessoais e mantenha as finanças também em seus devidos lugares.

Lembre-se, não leve o trabalho para casa ou a cama e os problemas pessoais para a profissão, isso nunca é saudável.

Uma dica preciosa é: Reconheça-se como ser humano, com grandes possibilidades de aprendizado e crescimento, lembrando sempre que evoluir e estar em movimento é o grande segredo para ser bom em tudo aquilo que desejar!

Aprenda e transmita aprendizado, porque o saber é fortalecido todas as vezes que é compartilhado, com responsabilidade e sensibilidade você poderá ser cada vez melhor!

Empreenda nos 4 pilares fundamentais e tenha uma carreira magnífica, além de uma vida próspera e feliz!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.