Manter os funcionários produtivos dentro de sua franquia ou em qualquer negócio

Deixá-los envolvidos na cultura da organização, saber dosar reconhecimento, recompensa e manter um clima positivo, não é uma das tarefas mais simples de serem desempenhadas. Concorda?

É importante motivar e entender os desejos e as necessidades de seus colaboradores, além de, manter condições adequadas para que eles possam desempenhar com excelência as suas funções.

Para ajudar a encontrar o equilíbrio e manter uma equipe motivada e produtiva, hoje você conhecerá algumas dicas do que fazer e do que não fazer, acompanhe e confira!

Instalações e materiais adequados

Motivação do colaborador, o que fazer e o que não fazer em sua Franquia

Pode até parecer desnecessário, mas a verdade é que uma equipe não se sente motivada e valorizada quando não tem materiais adequados para trabalhar de maneira eficiente, isso inclui:

  • Instalações.
  • Meio de comunicação.
  • Sistemas eletrônicos de gerenciamento.
  • Condições de transporte.
  • Local para alimentação.

Todos esses pontos fazem com que o colaborador tenha vontade de ir para o trabalho, dando o seu melhor para manter esse padrão de qualidade.

Ambiente positivo

Motivação do colaborador, o que fazer e o que não fazer em sua Franquia

Um ponto que requer muita atenção é quanto ao clima organizacional, não há como motivar um funcionário dentro de um ambiente ruim, em que ele não se sinta bem.

Portanto, gestores e empresários, ao se depararem com clima negativo, devem imediatamente tomar providências, uma dica é a pesquisa de clima organizacional, que irá medir o grau de satisfação e indicará a causa de os colaboradores sentirem-se assim.

Incentivos

Motivação do colaborador, o que fazer e o que não fazer em sua Franquia

O bom desempenho deve sim ser recompensado, isso faz com que os funcionários estejam sempre atentos a darem sempre o melhor, porque entendem que a empresa sabe reconhecê-los devidamente.

Alguns meios de recompensa para vendas mensais, atingimento de metas, bônus anuais, são:

  • Viagens.
  • Pequenos brindes.
  • Aparelhos eletrônicos.
  • Carros ou motos.

Claro que as premiações dependerão do desempenho e do porte da empresa. O dinheiro é importante, mas o lado lúdico também deve ser explorado na hora de premiar.

Cuidado, não desmotive seu colaborador!

Motivação do colaborador, o que fazer e o que não fazer em sua Franquia

Alguns erros comuns deixam qualquer equipe desmotivada, para não cair nessas armadilhas, veja os exemplos e siga na direção oposta:

  • Treinamento e capacitação: Como motivar e até mesmo esperar respostas se o colaborador não foi devidamente treinado para o cargo? Uma ajuda com cursos de aperfeiçoamento, idiomas, entre outros que esteja ligado a função, pode ser excelente.
  • Remuneração inadequada: Se você quer colaboradores felizes e eficientes, pratique valores justos para remunerá-los, sem isso é difícil que seus funcionários entreguem o seu melhor.
  • Falta de benefícios: Muitos colaboradores mudam de empresa, não pelo salário, mas por encontrar benefícios mais atrativos, como plano de saúde melhor, vale refeição, etc.
  • Nunca ouvir o colaborador: Não pedir opiniões, nunca ouvir, ou consultar a opinião dos mesmos é um grande erro. Mostrar que eles fazem parte do time e que seus pontos de vista são importantes é uma forma de demonstrar confiança, isso não significa acatar tudo, mas sim levar em conta.
  • Feedback: Peça e dê feedback, sempre explicando o porquê de acatar ou não as sugestões e quem sabe até premiar as melhores que forem sugeridas!
  • Não dar qualquer perspectiva de crescimento: Impossível manter um colaborador motivado sem que ele tenha visão de crescimento com a empresa, para que isso não aconteça, mostre que quem se destaca, pode sim desenvolver sua carreira dentro do empreendimento.

E por fim, porém mais importante, dê o exemplo sempre, essa é a maneira mais simples e eficaz de sempre manter os colaboradores bem motivados e uma equipe unida e dedicada.

Mostre sua capacidade como líder e que ocupa esse lugar por mérito, assim todos poderão se espelhar em você!

Através da empatia, com uma gestão de ponta e “ouvidos abertos”, entendendo bem a sua equipe, as chances de ter sempre uma empresa e um time feliz e campeão serão possíveis!

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