Olá, tudo bem? Nós somos a AM Contabilidade Online e somos especializados em contabilidade para franquias!

Eu sempre escuto a seguinte pergunta dos novos empreendedores: “Anderson, Vale à pena investir em uma franquia”?

Bom, a grande verdade é que as franquias sempre foram e continuam sendo o melhor modelo de negócio que existe. Inclusive, é possível investir em franquias baratas e ter um excelente retorno!

Mas aí entram algumas questões, que nós da AM Contabilidade Online, não podemos deixar de citar.

Por exemplo:

Ao decidir investir em franquia, você precisa saber se o perfil do negócio, se encaixa bem com o seu próprio perfil, desejos, objetivos e estilo. Pergunte-se então:

 

  • Eu tenho facilidade de interagir com esse público?

  • Eu gosto desse segmento?

  • Eu tenho facilidade para liderar equipes?

  • Eu me sinto confortável ou tenho conhecimento a todos os processos burocráticos desse negócio?

 

Então, depois dessa análise, é hora de entender como ter uma franquia de sucesso. Isso é o que você conhecerá agora!

Uma franquia de sucesso… como conseguir?

Liderança

Liderança para franquias

Nós perguntamos se você se sentia confortável com a postura de liderança, lembra?

Muitas vezes o empreendedor por achar que o trabalho com a franquia será fácil, talvez pense que poderá se acomodar ou se ausentar muito… mas precisamos ser bem sinceros… uma equipe precisa de orientações e quando se trata de gestão de franquias, é preciso obter resultados, estabelecer metas e muitas vezes coordenar os colaboradores, do contrário, tudo pode virar uma verdadeira bagunça!

Atendimento de altíssima qualidade

Já ouviu a frase que diz: “O olho do dono é o que engorda o gado”?

Isso mesmo! Essa frase tem relação com o atendimento e a performance de seus funcionários. Coloque-se sempre na pele dos clientes e pense…

 

  • Como eu gostaria de ser atendido?

  • Como a higiene do ambiente me deixa confortável e satisfeito?

  • Como a aparência dos colaboradores influenciam na decisão de compra dos clientes?

 

O atendimento requer sua reflexão… não existe nada que já esteja bom, que não possa ser melhorado, sempre que necessário, claro, e quando se trata de atendimento, você precisa lembrar-se que isso tem associação com o relacionamento que sua franquia desenvolve com o público-alvo.

Se notar bem, isso é bem inteligente e o destacará na frente da concorrência que peca nesse sentido!

Normas e regras a serem cumpridas

Com franquias não tem jeitinho. É preciso seguir as regras ao pé da letra, até porque existe uma marca patenteada e as normas, diretrizes e regras precisam ser seguidas!

Para evitar ser penalizado de qualquer forma, é bom estar bem atento às exigências contratuais da franquia.

Agora quando se trata de inovar… é preciso atenção!

A franquia pode sim ter um modelo padrão, mas você como um investidor, pode e deve estar sugerindo e dando ideias… às vezes simples soluções tornam o atendimento e os resultados da franquia ainda melhores e com certeza é exatamente isso o que você busca, certo?

É importante que dentro desse ponto citado, você como um analista desse mercado de franquias, possa avaliar aquelas em que você percebe que tem maior envolvimento com inovações e desejo de se diferenciar do mercado.

Tudo bem que grandes marcas já muito consolidadas possuem um desempenho alto no mercado, só que isso não significa dizer que você tem apenas de atuar com a franquia x ou y, porque elas são as líderes de mercado.

É bom entender que as pessoas sempre estão buscando novidades e facilidades, portanto, analise o que dentro desse segmento de franquias pode haver de mais interessante e atraente.

Uma franquia com menos tempo de atuação, além de mais barata, por exemplo, pode compor um leque de oportunidades bem mais positivas!

Pense nisso!

E aí quando você pensa em abrir uma franquia ou quando sente que deve investir em franquias, naturalmente existe um lado que merece sua atenção… FUNCIONÁRIOS, afinal, você não pode fazer tudo sozinho, correto?

Aí vem aquele monte de dúvidas…

Quando registrar um funcionário, como proceder, o que fazer e por onde começar nesse sentido?

Vamos falar agora sobre esse assunto!

Registro de funcionários em franquias

A legislação trabalhista obriga que o funcionário só possa exercer suas obrigações trabalhistas, após haver o registro em carteira.

Alguns empresários pensam que é possível que um empregado preste serviços ou opere o trabalho em tempo de experiência, sem possuir registro algum na carteira de trabalho, mas isso não é vantajoso, nem tampouco permitido.

Entenda que se porventura o funcionário se acidentar durante o período de trabalho na franquia, não havendo o registro obrigatório do empregado, você deverá arcar com algumas despesas extras e que poderiam ser evitadas, e isso não será bom, pois os valores podem sair bem altos por sinal. Ou seja, você terá de pagar o salário do funcionário em todo o período em que ele ficar ausente por conta do ocorrido.

Por esse motivo que se torna importante fazer o recolhimento das verbas trabalhistas, de modo a estar seguro empresarialmente. Para isso o funcionário deve apresentar alguns documentos necessários para o registro em carteira, veja nesse link abaixo quais são os documentos:

Link para baixar: https://goo.gl/Qfohwc

E o controle de ponto, como fica?

Embora a legislação fale que somente as empresas que possuem mais de 10 funcionários é que são obrigadas a terem o controle de ponto, nós recomendamos que independentemente de serem 3 ou 4 funcionários, sua empresa deve ter o controle das entradas, saídas, compensações de horas, horas extras.

Falamos isso, justamente para se evitar problemas com a justiça do trabalho, comumente ocorrida, quando não se consegue provar a jornada de expediente dos colaboradores.

E isso é algo bem recorrente com grande parte das franquias, por isso, nós como empresa de contabilidade especializada em franquias, recomendamos que sim, haja um controle de ponto, evitando dores de cabeça e problemas com funcionários insatisfeitos.

E quando o empregador decide demitir o funcionário por justa causa?

Cuidados com a demissão por justa causa

Quando o empregador decide demitir o funcionário por justa causa, a Lei entende que houve quebras no Artigo 482 da CLT, só que nesse sentido é necessário estar atento, estar bem orientado e ter cuidado também, pois como se diz a história… as coisas podem não sair como o esperado!

O empresário precisa ter certeza de que possui todos os elementos necessários para atuar com a demissão com justa causa!

Para isso, o empregado em primeiro lugar, deve ter “passado por cima” dessas regras da CLT, e, claro, isso gerará com certeza uma ação trabalhista, pois o funcionário irá querer reverter essa decisão para poder receber todas as verbas rescisórias.

Estamos acostumados a ouvir depoimentos de empresários que passaram por essa experiência e que por falta de documentação e provas necessárias, acabaram por ter de arcar com custos altos de verbas, entre outros.

Existem muitos cuidados para saber como se prevenir nesse caso, até para evitar em ter de pagar INDENIZAÇÕES por calúnia, danos morais, entre outros, onde o empregado consegue favoravelmente comprovar que sofreu justa causa sem sentido/provas.

Algumas orientações que podemos dar hoje, envolve os seguintes pontos:

  • Jamais aja pela emoção, por raiva ou impulso. Diferenças não podem ser colocadas nesse quesito.
  • Você precisa estar bem orientado contabilmente ou ter um apoio de um advogado para evitar ser lesado de qualquer forma.
  • Você precisará de provas para conseguir documentar a demissão por justa causa, evitando problemas presentes e futuros.
  • É preciso ter testemunhas para comprovação dos fatos.
  • Você precisa de documentos como cartas de advertências ou suspensões do trabalho criados de forma correta para não haver brechas ou implicações negativas com relação a conduta do empreendedor.
  • Você precisa compreender se o que você considera como justa causa, está realmente dentro do artigo 482, para só depois de todas essas coletas e ações, poder tomar a decisão, já tendo falado com o seu contador.

Por mais que algo grave tenha ocorrido, se não existirem provas da ação do empregado, o funcionário tentará reverter a situação, sendo inclusive orientado pelo advogado trabalhista a agir de determinadas maneiras, te enfraquecendo perante a Justiça.

Por isso, é tão importante estar atento, ter acompanhamento contábil e ter elaborado documentos como cartas de advertência, de suspensão e assim por diante, de modo a se proteger!

E quando se remuneração dos sócios da franquia?

Existem duas formas de se remunerar os sócios da empresa, a primeira é com o pró-labore e o outro pela distribuição de lucro! Já ouviu falar?

O pró-labore apesar de muitos acreditarem ser uma das formas obrigatórias, a legislação não percebe dessa forma, isso acontece por falta de clareza, e por isso se gera certa dúvida.

O que nós recomendamos então?

É que os sócios que exercem alguma atividade dentro da empresa, devem fazer sim uma retirada de pró-labore dentro da empresa para garantir os benefícios previdenciários e as vantagens do Imposto de Renda (dependendo do valor), pois é sobre os pró-labores que estes são gerados.

Enquanto a distribuição de lucros, significa o pagamento do lucro da empresa diante o resultado obtido do faturamento. Há casos em que a distribuição de lucros fica isenta de impostos, mas há casos em que não.  

Então o que ocorre é que muitos empreendedores acabam preferindo essa distribuição de lucros, achando que nunca haverá impostos, ledo engano!

É preciso ter uma contabilidade regular na empresa, para que de fato os dados financeiros estejam coerentes com o que é exigido e permitido.

Um menor erro nesse sentido, pode gerar multas e sérios problemas. Para entender melhor sobre qual é a forma mais favorável de fazer essa decisão da remuneração dos sócios, é preciso falar com um contador experiente!

Contabilidade barata para franquias

Quem quer começar um negócio com franquia, muitas vezes pensa em ter uma contabilidade barata.

Muito se vê por aí ofertas de contabilidade a menos de 100 reais, mas há algo muito importante a respeito desse assunto!

Veja bem!

  • Uma contabilidade com baixo preço no mercado, não é feita por pessoas e sim por um sistema automático, o que muito provavelmente ocasionará em erros.
  • Numa contabilidade barata, é você quem alimenta as informações em uma plataforma, e por desconhecer várias áreas de necessidade quanto a contabilidade, você poderá errar feio nas inserções e dados contábeis.
  • O atendimento na contabilidade barata também é demorado demais, ou seja, para conseguir ser atendido em algum ponto importante, muitas vezes você tem de aguardar até 2 dias para conseguir ter o seu problema resolvido através de suporte – que nem sempre vem de uma pessoa qualificada, o que gera demora na resolução de necessidades e mais dores de cabeça.

Quando você tem uma contabilidade eficiente…

Quando você é um franqueado, você tem uma constante rotina com demandas, movimentação de compras, vendas, registros de funcionários, folha de pagamentos, entre outros. Por isso, a um preço pequeno é impossível ter um atendimento de qualidade.

Atuar com uma franquia exige apoio especial contábil para franchising, onde você poderá contar com:

  • Atualizações de acordo com as normas da legislação que mudam a todo momento.
  • Lançamentos dos movimentos.
  • Lançamentos de despesas.
  • Lançamentos de receitas.
  • Entre outros.

É preciso destacar que apesar de ser um comércio do varejo, as franquias precisam ser avaliadas de forma cuidadosa, visto que as responsabilidades contratuais, as regras fiscais, societárias e contábeis se diferenciam em muitos sentidos, a depender do estado e do segmento.

Em vários níveis e aspectos, o franqueado deve prestar contas tanto para o Governo, como para a franqueadora. Já que existem muitos pontos, como:

 

  • Rentabilidade.
  • Pagamento de royalties.
  • Imposto de renda.
  • Participação nos lucros.
  • Atualização monetária do valor da franquia.
  • Entre outros.

E como podemos te ajudar?

A nossa contabilidade é online, então esteja onde você estiver, você poderá ser atendido e acompanhado por nossa empresa.

Temos clientes de todo o Brasil, em Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, entre muitos outros estados.

Nós facilitamos a abertura da empresa e iniciação no ramo de franquias, em especial temos mais de 7 empresários que atuam com a Franquia Chiquinho Sorvetes que vem cada vez mais, ganhando espaço no mercado e trazendo grandes lucros aos empresários que desejam vencer nos negócios!

Para saber mais sobre nosso atendimento ou ainda para você que deseja iniciar um negócio com franquia no ramo de sorvetes, nós podemos ajudar, basta nos contatar!

Clique no botão abaixo do Whatsapp e fale diretamente conosco!

Fale agora por WhatsApp

Um grande abraço de toda equipe da AM Contabilidade Online!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.