Olá, tudo bem? Aqui é a AM Contabilidade Online falando, somos especializados em contabilidade para advogados em todo o Brasil e hoje queremos te perguntar: “O que será melhor? Fazer parceria com um advogado associado ou contratar um funcionário”?!

Você já tem ou está montando um escritório de advocacia? Bom, em todo caso existem algumas análises a serem feitas quando o assunto se trata de: Ter uma parceria ou contratar um advogado para seu escritório!

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens para cada uma dessas escolhas, e aí, claro, vai depender muito do posicionamento e da forma que você quer atuar no mercado do Direito, por isso hoje, nós estamos abrangendo esses dois pontos, para que assim você possa descobrir sob seu ponto de vista, qual é a melhor opção!

Vamos lá?

10

Advogado associado: vantagens e desvantagens

Veja bem, o advogado associado trabalha sem vínculo empregatício. Isso significa dizer que ele vai participar de todo o lucro que o escritório de advocacia produzir mensalmente e anualmente.

Isso é Lei e está de acordo com o Estatuto da OAB, segundo o Artigo 39 do Regulamento Geral.

Existe outra questão também bem interessante a respeito!

O advogado associado pode se fazer parceiro de mais de um escritório, mantendo assim sua autonomia profissional, sem que haja subordinação, controle de jornada de horas, dentre outros.

As Vantagens

Um parceiro pode ajudar o seu escritório de advocacia a prosperar mais rápido e a fazer melhores negócios com clientes. Isso porque como associado ele não será empregado e sim um colaborador com maior autonomia.

Outra vantagem é que no acordo com advogado associado, é possível fixar um valor para a remuneração. Podendo assim, ter um planejamento financeiro mais assertivo.

Não ter de pagar taxas e tributos correlatos ao formato CLT.

Desvantagens

Se você precisa de alguém sempre presente e colaborativo 100%, pode se frustrar com uma associação desse porte. Isso porque como não há vínculo empregatício algum e o associado pode também atuar em outros escritórios, ele não tem jornada de trabalho e pode ter suas próprias clientelas.

Outro ponto a se ressaltar: O associado não tem responsabilidade com as despesas e tampouco com os prejuízos da empresa.

O advogado associado também não é obrigado a colaborar com ferramentas de trabalho, como: computador, livros, mesa, dentre outros.

Leia também:

Vantagens em atuar como Pessoa Jurídica

O futuro do Advogados autônomo 

INSS sobre honorário de sucumbência

Contratar advogado para seu escritório de advocacia: vantagens e desvantagens

Sendo empregado do seu escritório, o advogado passará a ter direitos correlacionados ao formato CLT. É bom inclusive, devido a várias mudanças, estar ciente do que está em vigor pelas novas normas trabalhistas.

Vantagens

Agora vejamos as vantagens de contratar um advogado!

Caso o seu negócio esteja ascendendo, naturalmente as demandas aumentam rápido e será necessário de mais 2 braços e mais um cérebro para ajudar no atendimento e nos processos judiciais.

Nesse sentido é importante destacar que devido a contratação, existe uma jornada de trabalho num banco de horas, onde o profissional deverá exercer as funções requeridas e contratadas.

Um maior apoio quanto aos serviços prestados na área do Direito, é um dos pontos de mais importância e vantagem.

Desvantagens

Falando em desvantagens, pense o seguinte: Numa contratação você pagará custos como:

  • Férias.
  • Previdência.
  • Salário.
  • Horas extras.
  • Entre outras relações trabalhistas associadas.

Isso acaba exigindo mais verbas, no entanto, em alguns pontos de vista, também têm seu grau de maior comprometimento.

Como dito anteriormente, em todas as duas situações há vantagens e desvantagens, então a pergunta é: O que você acha melhor?

Se precisar de ajuda com uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia ou na área do Direito, fale conosco. Ficaremos felizes em atender bem!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.