A comunicação organizacional é um amplo campo extremamente cheio de possibilidades; não é verdade?

E é nesse mar de oportunidades que você encontra o endomarketing.

Mas você sabe o que é endomarketing?

Ou melhor: você sabe como ele pode ajudar a sua franquia a ser mais competitiva e produtiva?

Se por acaso você respondeu essas perguntas, mas no fundo sentiu uma incerteza, chegou o momento de esclarecer todas suas possíveis dúvidas em relação a endomarketing para franquias.

Então, a partir de agora, conheça tudo sobre “Endomarketing para franquias: veja sua utilidade em trazer vantagens aos seus negócios!”.

Confira!

Endomarketing – o que é

Antes de tudo é importante que você saiba o que é endomarketing.

  • Trata-se da comunicação da organização com o mercado.

Assim, é possível inferir que o endomarketing é o marketing feito internamente, para os próprios colaboradores da sua franquia.

Ou seja, enquanto o marketing tradicional é voltado para a promoção de uma imagem positiva e a atração de clientes, o marketing interno ou endomarketing visa a menor rotatividade dos colaboradores de sua franquia, além de ganhos de motivação e produtividade no trabalho.

Em outras palavras, o endomarketing para franquias é uma estratégia de comunicação interna que foca em melhorar a imagem da sua marca entre seus colaboradores.

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E você sabe que é um desafio alinhar o pensamento dos colaboradores da franquia ao objetivo do negócio, e a verdade é que não existe uma fórmula mágica para resolver esse problema.

Mas a boa notícia é que existem incríveis estratégias de endomarketing para franquias que, se adequadas à realidade do seu negócio, produzem efeitos fantásticos!

Já é hora de você franqueador ou franqueado desenvolver esse conceito em seu negócio; mas para que isso seja feito de forma correta é importante deixar claro também as ideias de endomarketing e comunicação interna.

Diferença entre endomarketing e comunicação interna

É comum que haja esse erro de classificar endomarketing e comunicação interna como sendo a mesma coisa.

Porém, para você desenvolver uma boa e eficiente estratégia em sua unidade ou rede de franqueados, é preciso que você dê tratamento diferenciado para cada um desses termos.

Conforme já explicamos para você sobre o que é endomarketing, você pode notar que ele tem um foco mais motivacional e parte da ideia de que sua franquia deve criar ações para que seus colaboradores se sintam bem em suas funções e tenham mais produtividade; além de reforçar a cultura organizacional, desenvolver um clima organizacional mais agradável, etc.

Já a comunicação interna se refere às estratégias elaboradas por uma franquia para se comunicar com os seus colaboradores/franqueados como divulgação de informações em jornal interno, murais, TV corporativa, intranet, etc.

No entanto, embora existam essas diferenças entre endomarketing e comunicação interna, esse dois conceitos podem ser trabalhados em conjuntos inclusive nas franquias.

Entendeu?

Endomarketing e sua história

A palavra endomarketing deriva do termo “endo” que vem do grego e quer dizer movimento para dentro, ação interior; e “marketing” é um processo de interligação com o mercado.

Uma das vertentes mais usadas para a origem do endomarketing é atribuída a Saul Faingus Bekin que foi quem introduziu esse termo no Brasil no ano de 1996.

Bekin usou esse termo como resultado da sua experiência no corpo a corpo de sua atividade profissional, nessa época, na gerência de uma multinacional.

De acordo com a autora Brum (2010), a empresa onde Bekin trabalhava estava passando por problemas como visões divergentes sobre as funções de cada departamento, baixa integração entre eles, e outros.

Desde então, ainda segundo Brum, Bekin chegou a conclusão de que as pessoas não conheciam a fundo a empresa em que trabalhavam e tal situação impunha naquela época um grande desafio, cuja solução não se encontrava nos livros.

Foi aí que Bekin através do endomarketing descobriu uma ferramenta eficaz para promover uma sintonia entre os colaboradores e uma reorientação de objetivos, juntamente com uma reordenação interna da empresa.

A partir desse conceito, é correto afirmar que o endomarketing envolve temas como:

  • Comunicação.
  • Motivação dos colaboradores.
  • Valores.
  • Comprometimento com a empresa.
  • Instrumentos de marketing, etc.

Sendo assim, o endomarketing visa satisfazer os clientes internos de sua franquia, pois além de ser dirigido a eles, o endomarketing para franquias exerce papel fundamental na comunicação interna e nas relações interpessoais dos mesmos.

Logo, não existe endomarketing sem clientes internos satisfeitos.

Como implementar o endomarketing para franquias

Bom; agora que você já sabe o que é endomarketing, a diferença entre ele e a comunicação interna, bem como também sua história, vamos te explicar agora como utilizar o endomarketing para franquias.

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Para isso, o endomarketing dispõe de várias ações que você pode utilizar em sua franquia.

Por exemplo:

  • Jornal interno.
  • Palestras.
  • Vídeos.
  • Cartazes motivacionais.
  • Distribuição de prêmios.
  • Eventos institucionais.
  • Plano de carreira.
  • Placas de felicitação ou reconhecimento.
  • Cursos de aperfeiçoamento.
  • Benefícios.
  • Campanhas de incentivo.
  • E até mesmo envio de mensagens de texto com palavras de estímulo para seus colaboradores.

No entanto, antes de implementar o endomarketing na sua franquia, a sua rede precisa ter definido quais são seus objetivos e quanto ela tem disponível para investir.

Outro ponto que você deve saber é que fazer endomarketing em franquias não significa somente executar ações de marketing voltadas para o seu público interno.

É necessário que o seu departamento de gestão de pessoas tome conhecimento das necessidades de todos os colaboradores/franqueados, pois uma estratégia de endomarketing focada nas expectativas das pessoas tem muito mais chances de dar certo.

Mais um ponto que merece destaque na atividade de implementar o endomarketing é a necessidade de alinhar e estruturar os objetivos que se deseja atingir através de uma campanha.

Lembrando que fazer endomarketing para franquias também não é vender uma imagem idealizada a respeito da franquia, mas sim encarar os problemas com transparência e honestidade.

Afinal, é por meio das campanhas de endomarketing que esses problemas podem ser resolvidos.

Quer conhecer exemplos de empresas que mandam bem no endomarketing? Veja isto!

Algumas empresas do mercado, franquias ou não, já compreendem bem a importância do endomarketing e aplicam este conceito dentro de suas organizações.

Veja alguns exemplos:

 

  • WiseUp

 

Essa rede de escolas de idiomas utilizou o jogo Hunting Winners (um game que estimula colaboradores a fazer a captação de novos alunos para sua rede) com o objetivo de integrar, engajar e mostrar a importância de cada um.

Seus melhores vendedores eram reconhecidos em um evento nacional que era transmitido para toda a rede da WiseUp e, assim, tornavam-se famosos dentro da empresa.

 

  • Fiat

 

Essa fabricante de veículos acredita no endomarketing e sempre trata seus colaboradores como seus próprios clientes – para fazer o teste drive nos automóveis eles são os primeiros a serem chamados.

Outra ação de endomarketing dentro da Fiat é que foi criada uma plataforma virtual para comunicação interna com promoções, estatísticas e canal direto com o Presidente da empresa.

 

  • Brandili

 

Essa é uma fabricante de roupas infantis que por meio do Valeu! estimulou a troca de elogios por boas ações.

Essa ação de endomarketing melhorou significativamente o clima organizacional da Brandili e ainda reduziu o número de demissões em 20%.

Outra ação bem bacana que fizeram foi, por meio de votações, classificar os melhores colaboradores que então recebiam reconhecimento da diretoria e passavam a usar um uniforme diferente, da campanha “gente que faz a diferença”.

Legal, não é mesmo?

Pronto. Dito isso, conheça agora os benefícios do endomarketing para franquias.

Motivação, engajamento e vontade de vencer!

Ao desenvolver ações de endomarketing em sua unidade ou rede de franquias você conquista colaboradores/franqueados mais motivados e com vontade de vencer para fazer do negócio um grande sucesso!

E como já mencionamos, um dos benefícios do endomarketing para sua franquia é manter os seus colaboradores engajados por meio de diversas ações.

Isso acontece porque quando estão satisfeitos eles se mostram mais motivados para desempenharem bem suas funções.

Produtividade lá nas alturas!

Outro benefício é – com colaboradores/franqueados motivados para desempenharem bem o seu papel, eles também ficam mais dispostos a representar e alcançar os objetivos da franquia e, como consequência, a produtividade deles tem um grande salto!

Assim, quando eles estão alinhados e engajados com a cultura organizacional da marca, eles conseguem ver significado naquilo que fazem; além de que percebem como seus trabalhos podem render bons frutos tanto para eles quanto para sua franquia.

E a rotatividade?

Isso é bem sério em franquias; não é mesmo?

Mas uma coisa é certa – colaboradores da franquia quando satisfeitos com seu ambiente de trabalho dificilmente vão desejar abandoná-lo.

E isso é algo que vai muito além do lucro/salário; pois quando sentem parte integrante da marca e são beneficiados por ela, tendem a continuar ao seu lado por vários anos.

E olha que não é continuar apenas com a presença, e sim como participativos e interessados em melhorarem individualmente para o benefício coletivo.

Dessa forma, você retém em seu quadro os melhores parceiros e profissionais da franquia.

Está percebendo como investir na satisfação do seu público interno oferece ótimos benefícios para sua franquia?

Um agradável clima organizacional

É evidente que bons relacionamentos, ausência de conflitos entre profissionais/parceiros e liderança, somados à sensação de valorização e satisfação e utilidade experimentada pelo seu público interno, contribui decisivamente para a saúde do ambiente de trabalho, que se torna muito mais produtivo e agradável.

Nome da marca no mercado supervalorizada!

Além de poderem ser importantes consumidores de serviços e produtos oferecidos pela sua franquia, os seus parceiros e colaboradores também são responsáveis por propagar a mensagem que a sua rede de franquias quer transmitir ao público externo.

É por meio deles que seus familiares e amigos tem o primeiro contato com o espírito e objetivos da sua marca.

E quando eles passam a acreditar verdadeiramente nos valores e reputação da sua franquia, estando satisfeitos com a cultura organizacional e convictos das suas qualidades, como resultado disso tudo eles conseguem atrair outras pessoas a pensarem da mesma forma.

Bingo!

E é aí que o prestígio e a respeitabilidade da sua franquia são elevados.

Melhora no relacionamento entre o seu público interno

Vale salientar que, o clima de satisfação e de valorização traz também efeitos positivos em todos os âmbitos, inclusive sobre as relações mantidas entre todo o seu público interno.

Por isso, é importante que a sua franquia incentive a solidariedade e a parceria entre sua equipe, pois tais ações incrementam a qualidade de todo o trabalho desenvolvido tanto coletiva quanto individualmente.

Outro ponto que merece destaque é que o endomarketing aplicado às franquias melhora consideravelmente o relacionamento do franqueador com seus franqueados.

E você sabe o quanto isso é importante!

Afinal, trata-se de pessoas.

Por isso, deixamos abaixo para você uma frase de inspiração citada por Dale Carnegie, autor da obra “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”:

“Ao lidar com pessoas, lembre-se de que você não está lidando com seres lógicos, e sim com seres emocionais”.

Reflita sobre isso.

Aumento dos lucros

Uma franquia que conta com todos esses benefícios do endomarketing citados até aqui, certamente tem mais otimização dos trabalhos, o que contribui para a expansão das atividades e traz como resultado natural o aumento dos seus lucros.

Conclusão

Agora que você conhece as vantagens que o endomarketing para franquias pode trazer para seus negócios, você não vê a hora de realizar o seu planejamento?

Pois parabéns; isso é ótimo!

E lembre-se que assim como seus clientes, seus colaboradores e parceiros de franquia são uma audiência vital para sua marca.

Logo, o uso de estratégias de endomarketing para franquias certamente vai te ajudar a manter todos os envolvidos empolgados para realizarem um trabalho de primeira e serem como verdadeiros embaixadores do seu negócio.

Portanto, o endomarketing para franquias é um modo inteligente e natural de você compreender e atender as necessidades e demandas internas trazendo muitas vantagens aos seus negócios.

Isso transforma a sua equipe e todos da sua rede em verdadeiros promotores da sua marca, difundindo a identidade da franquia e até humanizando o atendimento, atraindo novos clientes e fidelizando os mais antigos.

Então, o que está esperando?

Bora dar o próximo passo!

Nós da AM CONTABILIDADE ONLINE somos especialista em franquias e podemos te auxilar na gestão contábil e tributaria.

Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco.

Um forte abraço.

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