É preciso abrir uma empresa para ser um YouTuber?

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É preciso abrir uma empresa para ser um youtuber?

É cada vez maior o número de youtubers que fatura muito despejando conteúdo no YouTube para seus milhões de seguidores. Trata-se de um mercado milionário, e a boa notícia é que está ao alcance de qualquer um, desde que, claro, a pessoa seja uma autoridade no assunto escolhido e saiba se comunicar muito bem, multiplicando sua rede de contatos e, consequentemente, os ganhos aferidos.

Com uma câmara de celular nas mãos e muitas ideias na cabeça, tem muita gente que está conseguindo se destacar neste oceano e capitalizando para si o apoio dos seguidores, transformando “likes” e “joinhas” em dinheiro. Não é um caminho fácil, não são todos que conseguirão monetizar por meio de vídeos e postagens nas demais redes sociais, mas a pergunta é: é preciso abrir uma empresa para ser um youtuber?

O que é melhor, trabalhar como autônomo, na informalidade ou abrir uma empresa para o youtuber? A AM Contabilidade Online, especialista em contabilidade para empresas de youtubers, responde para você agora.

Youtuber: o que é?

Você já parou para ver e dar risadas de algum vídeo de Whindersson Nunes no YouTube? Já assistiu as aulas em vídeo de Érico Rocha e anotou suas dicas sobre empreendedorismo e marketing digital? Ou mesmo dançou ao som de KondZilla, cujos clipes já lhe renderam mais de 32 bilhões de visualizações? Você não leu errado, 32 bilhões mesmo!

KondZilla (nome artístico de Konrad Dantas, produtor de vídeos musicais de funk e canal líder do YouTube brasileiro), Whindersson e Érico, entre tantos outros, são youtubers famosos, e se você já os viu ou mesmo consultou o YouTube para saber como preparar uma receita ou como consertar uma bicicleta, por exemplo, sabe exatamente o que é um youtuber.

O youtuber é um profissional, seja lá qual for sua formação, que posta vídeos no YouTube e é seguido por uma legião de fãs, que não só o acompanha como consome tudo o que ele anuncia. Ele pode falar sobre qualquer assunto, mas o faz com propriedade e é seguido por conta de sua autoridade. O youtuber profissional vive do seu canal, embora fature fora do YouTube também, é reconhecido como uma autoridade e é um influenciador digital. Quanto mais vídeos posta, mais visualizações recebe e mais dinheiro ganha.

Quanto movimenta o mercado de Youtubers?

É claro que nem todos youtubers faturam alto como Konrad Dantas, que tira mais de R$ 1 milhão de reais mensais apenas com as visualizações de seus canal KondZilla. Levando isso para o mundo do futebol, isso significa que você sempre terá um Neymar, um R7 e um Messi, apenas, para milhares e milhares de anônimos que faturam no máximo um salário mínimo com o futebol. Mas toda essa legião de profissionais vive do futebol e do seu canal de YouTube, e é isso o que importa.

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Ganhar dinheiro como youtuber, no entanto, é nitidamente mais fácil do que como jogador de futebol, disso não há dúvidas. Segundo o AdWeek, em 2020 a indústria de marketing de influenciadores digitais faturou algo em torno de U$ 10 bilhões. Uma pesquisa do próprio Google garante que 70% dos jovens confiam mais em um influenciador digital do que em uma celebridade tradicional.

Mas quanto ganha um youtuber famoso? Não é fácil responder a essa pergunta, mesmo porque as fontes de ganhos são diversas (inclusive do mundo não digital), mas é possível estimar os ganhos de muitos profissionais que se destacam nesse mercado. Em 2019, em apenas um mês as 252 milhões de visualizações alcançadas por vídeos de Felipe Neto lhe renderam US$ 173 mil (mais do que R$ 850 mil – e estamos falando de 2019, hein?). A conta é da Social Blade, que garante que Whindersson Nunes chega a faturar US$ 1,4 milhão apenas com seu canal no YouTube.

O YouTube está presente em mais de cem países e contabiliza dois bilhões de usuários, que assistem mais de um bilhão de horas de vídeos diariamente. Segundo dados da própria rede social, nos últimos cinco anos o YouTube pagou mais de US$ 2 bilhões para parceiros. Canais que faturaram mais de seis dígitos anualmente crescem mais de 40% ao ano, enquanto os que faturam anualmente cinco dígitos crescem 50%. Já os canais com mais de um milhão de inscritos crescem mais de 65% ao ano, afirma o YouTube.

Os 16 maiores youtubers brasileiros

Os 16 mais bem sucedidos youtubers brasileiros atualmente são:

  • KondZilla (61,2 milhões de inscritos);
  • Whindersson Nunes (41,7 milhões);
  • Felipe Neto (41,2 milhões);
  • Lukas Marques e Daniel Molo (39,1 milhões);
  • Luccas Neto (33,5 milhões de seguidores);
  • Pedro Rezende Posso (28,7 milhões);
  • Maria Clara e João Pedro (24,5);
  • Valentina Pontes (21,4 milhões);
  • Renato Garcia (21,3 milhões);
  • Marília Mendonça (20,9 milhões); e
  • Júlio Cocielo (20,3 milhões).
  • Marco Túlio (19,7 milhões);
  • Daniel Saboya (17,2 milhões);
  • Gusttavo Lima (16,6 milhões);
  • Enaldinho (15,8 milhões); e
  • Anitta (14,9 milhões).

Quanto é preciso para investir no ramo?

É claro que todos estes youtubers famosos gastam muito dinheiro com produção e com uma grande equipe de colaboradores. Mas é verdade que todos, absolutamente todos começaram com um simples celular nas mãos e muitas ideias na cabeça. Começaram lá debaixo, investindo apenas tempo e sonhos na profissão.

Isso significa que um candidato a youtuber pode começar do zero, sem investimento algum, melhorando suas produções com o passar do tempo, à medida que for ganhando dinheiro com a atividade. E isso é ótimo, pois nem todo mundo tem algum dinheiro para investir, mas sonha em seguir esta carreira. Para iniciar, precisa ter um celular, com uma câmara razoável, e uma conta wifi. Nada mais! O sucesso não nasce do dia para a noite, mas a inovação e a autoridade poderão te levar longe!

Como se ganha dinheiro como Youtuber?

 O YouTube remunera seus parceiros a partir de um determinado número de visualizações do vídeo postado. Parceiro é todo aquele que posta algum conteúdo na rede social, e vai faturar por cada visualização, desde que atinja o valor mínimo exigido pelo canal. Imagina quanto KondZilla já ganhou com suas 32 bilhões de visualizações?

A parte boa da história é que não é apenas com as visualizações que o youtuber fatura. Esse é apenas o ponto de partida. Dono de milhões de seguidores, o profissional passa a monetizar em muitas outras frentes, tais como:

  • Patrocínio de vídeos;
  • Presença vip em eventos;
  • Palestras;
  • Marketing de Afiliados;
  • Anúncios em suas mídias sociais;
  • Cursos online e mentorias; e
  • Licenciamento da marca para produtos próprios.

Um youtuber precisa abrir uma empresa?

 Definitivamente, sim! Lembre-se que toda atividade profissional remunerada gera imposto de renda se o faturamento for maior do que R$ 1.903,98 mensais. A partir daí, o leão cobra sua parte, que vai de 7,5% a 27,5% de tudo o que você faturar, praticamente um sócio seu!

Para receber suas comissões e o pagamento de seu trabalho, o youtuber precisa passar nota fiscal, por isso tem que ter uma empresa formalizada. Nunca é demais lembrar que ganhar dinheiro como pessoa física ou jurídica e não pagar imposto de renda é crime! Se você for se dedicar mesmo à atividade e dali tirar o seu sustento, é preciso abrir uma empresa para ser um youtuber.

Afinal, a formalização da atividade por meio de uma pessoa jurídica traz credibilidade, profissionaliza a atividade, permite a emissão de nota fiscal para patrocinadores e, sobretudo, permite crescimento sem informalidade ou evasão de imposto devido.

O papel do contador numa empresa de um youtuber

Quando o faturamento chega e é preciso formalizar a empresa, é hora de contratar um contador experiente e especializado no segmento. Além de legalizar a empresa, ele cuidará da sua contabilidade dia a dia, apoiando a gestão e dando suporte para o crescimento do negócio. Nunca é demais lembrar que plataformas de programas afiliados, como Hotmart, por exemplo, já exigem nota fiscal a partir de um determinado valor. O YouTube também.

O papel do contador é muito relevante na contabilidade para youtubers. Além de cumprir com toda a burocracia cotidiana, exigida pela legislação, ele assessorará o youtuber em todas as questões financeiras, sendo vital para a tomada de decisões gerenciais mais assertivas.

 Abertura de uma empresa para youtuber: como fazer?

 A abertura de empresa e contabilidade para youtubers é muito parecida com a abertura de uma empresa comum, não digital. É preciso tirar um CNPJ junto a Receita Federal, conseguir uma licença de funcionamento junto a prefeitura, registrar o contrato social na Junta Comercial, enfim, há uma série de exigências burocráticas que precisam ser cumpridas.

O contador resolverá todas essas pendências, mas também será muito útil para definir, junto do youtuber, detalhes fundamentais, como a natureza jurídica da empresa, o tipo da empresa e até o regime tributário que seguirá. O contador prestará toda a assessoria necessária para que o negócio seja formalizado da melhor forma possível, mais conveniente e vantajosa para o youtuber.

A importância do planejamento tributário e da gestão financeira

 A assessoria contábil contratada também terá duas grandes responsabilidades, que poderão fazer toda a diferença para o sucesso do negócio: o planejamento tributário e a gestão financeira.

O planejamento tributário busca conseguir pagar a menor quantidade de impostos possível, dentro da legalidade, o que influenciará diretamente no faturamento da empresa. Quanto menos impostos, mais o lucro líquido, certo? Já a assessoria financeira é vital para manter um fluxo de caixa saudável e investir parte do lucro, multiplicando o dinheiro. Nunca é demais lembrar que uma má assessoria financeira – ou mesmo a ausência dela – pode trazer consequências terríveis para o negócio, inclusive dívidas.

Am Contabilidade Online: expertise em empresas de youtubers

A AM Contabilidade Online tem expertise na contabilidade para youtubers e negócios digitais. Conhecemos muito bem esse mercado, porque prestamos assessoria para ele há anos, e sabemos exatamente como funciona a legislação. Assim, podemos oferecer uma contabilidade ainda mais assertiva, consultiva e de resultados.

Converse com um de nossos especialistas e conheça o nosso modelo de atuação, digital mas com atendimento humanizado e totalmente individualizado. Vamos conversar e descobrir o que podemos fazer juntos para turbinar os resultados de sua empresa.

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