Olá, tudo bem? Somos a AM Contabilidade Online, uma empresa contábil especializada em atendimento online para franquias. Hoje temos um assunto de grande importância para tratar!

Esteja atento!

Assinar o contrato, é o último passo, na verdade, para quem está iniciando um negócio com franquias!

Mas logicamente, todo cuidado se faz essencial!

O que você conhece sobre o franqueador?

Ao decidir entrar em um determinado nicho de franquias e em especial com uma marca, você tem que conhecer os números, você tem que saber como trabalhar no território desse segmento, dessa franquia.

Você tem que saber como o franqueador se relaciona com os seus franqueados e como ele dá o suporte (se é que ele existe).

Você tem que conhecer como essa franquia funciona… como são as operações, entendendo de A a Z para ter a segurança e confiança necessárias para só então, poder assinar o contrato da franquia!

Só depois de todos esses conhecimentos, é que chega a parte da decisão em assinar o contrato da franquia. Antes dessa etapa de seleção da melhor franquia, é preciso analisar todos os materiais que contém as principais informações da marca da franquia.

Contrato atípico, mas nominado (nomeado por Lei)!

O contrato de franquias é intitulado como: atípico, oneroso, bilateral, consensual e formal.

Uma vez que é preciso o franqueador conceder o que é chamado de COF.

Agora vejamos algumas características importantes desse documento:

  • Ele precisa conter a licença de marca ou de patente, e a organização empresarial.
  • Sendo um contrato atípico, as condições da franquia podem ser variáveis de um negócio para o outro, e podem ser livremente pactuadas (por isso é importante ter apoio contábil ou advocatício para estar seguro nesse contrato).
  • É importante haver transparência nas informações, que deve conter uma linguagem clara e acessível com dados essenciais da operação, sob pena do contrato ser invalidado.
  • O franqueado para obter a franquia, tem de pagar um valor pecuniário inicial, chamado geralmente de taxa de filiação, além dos pagamentos suplementares posteriores equivalente ao percentual sobre os produtos vendidos em razão da licença de marca ou da patente.

 

Cuidado para não comprar gato por lebre!

 

Leia também:

Franquias: Da contratação à gestão

Como contratar o colaborador certo para sua franquia?

Qual melhor momento de inovar?

Franquia de sorvetes é tudo igual?

Será que toda marca de franquia é segura?

Bom, como especialistas no ramo, precisamos te orientar que todo cuidado é essencial, ainda se tratando em um novo negócio que será montado com seu dinheiro!

É preciso sim, evitar cair em ciladas, por isso, existem algumas regras:

  • Estude a marca com um analista experiente desse mercado (nós podemos te ajudar!).

 

  • Avalie a satisfação dos demais franqueados. Se isso for negado, desconfie, pois é fundamental saber o quanto você pode e deve entrar nessa rede, tendo noção do quão satisfeitos ou não estão os demais clientes. Nesse sentido a COF (Circular de Oferta de Franquias) pode e deve estar disponível aos interessados, pois nela conterá: dados comerciais, financeiros e jurídicos da empresa.

 

  • Da mesma forma, o candidato a franquia tem 10 dias para poder ler e analisar a COF, para só então se decidir assinar ou não o contrato. E isso é protegido por Lei, então, não se sinta pressionado, caso a franquia queira que você assine antes desse prazo.

Só que não para por aí, pois na verdade, há muitos outros aspectos, não citados nesse artigo, que devem ser cuidadosamente acompanhados e analisados com uma equipe contábil preparada e especializada em franquias!

E como especialistas, nós decidimos fazer um vídeo sobre o assunto, para esclarecer ainda mais!

Assista a esse vídeo abaixo e fique ainda mais informado!

E se precisar de ajuda, conte conosco, pois nós queremos e podemos te ajudar nessa jornada do empreendedorismo com franquias!

whatsapp contabilidade

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.