“Ter um plano de negócios eficaz, é muito importante!”

Quantas vezes você já ouviu dizer isso?

Contudo, muitas vezes o empreendedor acredita que já tem tudo que precisa na cabeça e se esquece que para uma empresa sair do papel, antes, ela precisa ser colocada nele, em seus mínimos detalhes.

Isso faz sentido para você?

O plano de negócios deve ser o seu grande aliado na hora de formatar o seu empreendimento.

Sabe o que queremos dizer com isso?

Que o plano de negócios é o documento que irá conter todas as informações necessárias para entender onde você está e onde chegará na construção de sua empresa.

Apesar de muito importante, o plano de negócios não precisa ser confuso ou difícil de entender, ao contrário, quanto mais simples e claro, mais resultados ele trará aos seus negócios.

E aí vem a dúvida, como fazer um plano de negócios?

Fique atento(a) que nós vamos te explicar nas próximas linhas!

Plano de negócios, serve exatamente para quê?

Lembra quando dissemos que quanto mais simples for o plano de negócios, mais benefícios ele trará?

Nossa contabilidade online acredita que essa prática vale para todo e qualquer negócio, quanto maior a simplicidade e transparência nos processos, mais sucesso o empreendimento terá.

Então, de forma simples e clara, o plano de negócios serve como uma ferramenta de planejamento para abertura ou expansão de um empreendimento, onde irá conter todas as variáveis possíveis para o ramo de atuação escolhido.

Consegue entender o conceito por trás disso?

A elaboração do plano de negócios pode ser usada em inúmeras circunstâncias e para diversas finalidades, para que você possa visualizar vamos a alguns exemplos:

  • Apresentar o negócio para parceiros comerciais.
  • Levar o projeto as incubadoras de negócios.
  • Atrair sócios investidores.
  • Adquirir conhecimento profundo sobre o nicho escolhido.
  • Entender datas e prazos.
  • Estudar a concorrência.
  • Conhecer custos comerciais e operacionais.
  • Melhorar o tipo de gestão.

E sabe para que tudo isso?

Para diminuir quadros de incertezas e aperfeiçoar ideias quanto ao modelo de negócios escolhido, isso trará como resultado menos risco e muito mais força e entendimento sobre as reais necessidades e ações do empreendimento.

Agora você consegue entender por que recorrentemente as pessoas falam tanto da importância de se TER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Dito isso, a próxima etapa está em formar o SEU PLANO DE NEGÓCIOS!

Base para formar um plano de negócios eficaz

É claro que o plano de negócios deverá conter informações muito específicas e relacionadas diretamente ao seu empreendimento, contudo, existe uma base para que ele possa começar a tomar forma.

Abaixo veja um sumário para facilitar o processo de formação do plano de negócios.

 

  • Análise de mercado.
  • Plano de marketing.
  • Análise operacional.
  • Plano financeiro.
  • Planejamento contábil.

 

Respondendo a todas essas questões que existe dentro de cada tema, você terá seu plano perfeitamente montado e pronto para ser posto em ação!

Todas as questões servem para que você entenda a base financeira do seu negócio e trace uma estratégia para chegar ao seu objetivo, que é crescer e se desenvolver no ramo escolhido.

O grande segredo de um empreendedor inteligente é ser flexível, reflita…

Por mais apreço que você tenha na sua ideia original, se o mercado aponta o contrário através do plano de negócios, é preciso lapidar e transformar o desafio em oportunidade!

Concorda com a ideia?

Agora vamos aos detalhes do plano de negócios.

Passo a passo para montar o seu plano de negócios!

Agora que você já sabe o que compõe uma base para o plano de negócios é hora de preenchê-las com as informações relevantes, veja:

 

  • Análise de mercado: Essa é a primeira e mais importante etapa da formação de um plano de negócios, a partir de um estudo aprofundado você poderá compreender o mercado que irá atuar.

 

Inicie identificando o nicho, com isso poderá também encontrar:

  • Ações estratégicas.
  • Canais de distribuição.
  • Política de preço.

Outra etapa importante da análise, é estudar a concorrência, identificar o que oferecem, quais são suas qualidades e deficiências.

Crie informações sobre os fornecedores, busque informações sobre a reputação, forme um cadastro com os melhores e o mantenha sempre atualizado. Isso ajudará bastante nas comparações de preço, qualidade, entrega e etc.

 

  • O plano de marketing: Essa parte do processo serve para entender como o seu produto ou serviço será divulgado aos clientes, como você fará para atingir o seu público alvo de maneira impactante.

 

Para isso um plano de marketing baseado na descrição completa do que tem a oferecer, mostrando diferenciais, qualidade e utilidade passa a ser imprescindível.

Atente-se para os canais de comunicação, como e onde está o seu consumidor. Esses são pontos importantes!

 

  • Análise operacional: Essa etapa serve para detalhar informações como:
  • Quantidade de funcionários.
  • Equipamentos necessários para realização dos processos.
  • Tempo para executar cada tarefa.

 

Lembre-se que é importante entender que a empresa vai girar como um todo, as áreas diretas e indiretas permitirão que o processo se realize, até a entrega do seu produto ou serviço. Por isso cada departamento se torna importante.

 

  • Plano financeiro: Chegou a hora de traduzir em números todas as informações que reuniu até agora e entender se o negócio é viável ou se precisa de adequações.

 

Nessa parte do processo você encontrará o ponto de equilíbrio para que seu investimento tenha o retorno esperado, para isso terá que analisar os seguintes pontos:

 

  • Capital de giro.
  • Investimento operacional.
  • Gastos fixos.
  • Demonstrativos de resultados.

 

Isso permitirá que você entenda prazos de retorno e recuperação dos investimentos iniciais. Sem contar que manterá você sempre a par da lucratividade da empresa.

 

  • Planejamento contábil: Depois de entender se o seu negócio é lucrativo ou não, segue mais uma etapa importante, ou seja, saber o porquê de ter um planejamento contábil… e o que isso significa?

 

Significa que por mais viável que seja um empreendimento, se não houver uma contabilidade sólida, não haverá pilares capazes de sustentar o crescimento dos seus negócios.

Por isso a grande dica é para que você procure uma assistência de qualidade e experiência, para que possa começar seu empreendimento de forma econômica, tendo uma contabilidade fortalecida.

Assim conseguirá sempre ter uma visão ampliada de para onde deve seguir, e o que é preciso fazer nas diversas fases e períodos dos seus negócios, sempre tendo foco em crescimento e desenvolvimento no ramo de atuação escolhido.

Dicas valiosas para usar bem seu plano de negócios

Lembre-se, o mercado está em constante evolução, por isso mesmo depois de um plano de negócios pronto, é possível fazer adaptações se acaso for necessário, flexibilidade como já dissemos, é uma habilidade que você como empreendedor deve sempre ter, havendo sensibilidade para perceber as mudanças no mercado.

O plano de negócios serve não apenas na hora de abrir um negócio do zero, mas em qualquer fase do desenvolvimento do mesmo, por isso, use com inteligência todas as informações contidas nele, isso tornará a sua empresa muito mais competitiva no mercado.

Busque uma equipe que agregue valor ao seu empreendimento na hora de iniciar o projeto, isso trará estabilidade e muita economia aos seus negócios.

Entenda que você precisa de um time de peso para poder agir assertivamente, afinal, não dá para fazer tudo sozinho, certo?

Um empreendedor inteligente sabe que não pode e nem deve fazer tudo sozinho. Agora, é hora de colocar a mão na massa e tirar seu projeto do papel!

Para isso, estamos à disposição e teremos um grande prazer em fazer parte do seu sonho profissional desde o princípio!

Nós queremos te ajudar a crescer e prosperar! A nossa contabilidade online está à sua disposição para te ajudar a empreender com segurança e qualidade!

Entre em contato através de nosso Whatsapp!

Fale agora por WhatsApp

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.