Um ditado muito usado na vida pessoal e também no mundo empresarial é “a grama do vizinho é sempre mais verde”.

Mas se a sua grama não está tão verde quanto a do seu vizinho, certamente é porque ele está fazendo alguma coisa que está dando resultado; não é mesmo?

Será que a gestão do clima organizacional tem a ver com isso?

É fato que o aumento da competitividade e o ritmo acelerado praticamente obrigam as empresas a constantemente aprimorarem suas práticas e processos para manter um bom clima organizacional capaz de favorecer o engajamento dos colaboradores e, como consequência, melhorar a lucratividade do seu negócio.

Lucratividade?

Sim.

Para melhorar a lucratividade de sua empresa, não basta apenas focar no produto/serviço oferecido ou investir em marketing.

Você deve também integrar a essas e outras ações a gestão do clima organizacional para alinhar todo o negócio em torno do objetivo – lucratividade.

Então como melhorar sua lucratividade a partir do clima organizacional de sua empresa?

Clima organizacional – o que é

Primeiramente é importante que você entenda o que é clima organizacional:

  • É um conjunto de sentimentos e percepções que os seus colaboradores tem em relação ao trabalho que realizam.

Assim, o clima organizacional é essencial para a manutenção da qualidade dos processos, para ter mais produtividade o que resulta em maior lucratividade.

Uma vez que você entende essa importância é preciso fazer a gestão do clima organizacional de sua empresa que é a ação de gerenciar os processos associados às emoções e cognição dos seus colaboradores quando o assunto é o seu negócio.

Fazer pesquisas investigativas, propostas para melhoria do ambiente no trabalho e diagnóstico de clima são algumas das principais práticas para que envolvem esta medida.

Colaboradores insatisfeitos, sucesso para o seu empreendimento?

Nunca!

Quando os ares de seu negócio são negativos, pode ter certeza que o desempenho de sua equipe cai drasticamente.

Você já experimentou observar isso?

A interação entre eles e com os clientes se torna bem mais difícil e os processos são feitos com mais dificuldade e lentidão.

Por outro lado, se seus colaboradores estão satisfeitos com o trabalho, eles desempenham suas tarefas com mais dedicação e qualidade, algo que reflete fortemente nos resultados, no lucro de sua empresa.

Dessa forma, documentos e relatórios são melhores produzidos, seus clientes ficam mais satisfeitos, ocorre mais agilidade no trabalho e eles passam a conviver de forma mais saudável.

Um ambiente de trabalho positivo

Vale ressaltar que a motivação também é fundamental para criar um clima organizacional positivo, onde as competências coletivas e individuais são estimuladas e valorizadas, e que estejam alinhadas com as expectativas dos seus colaboradores com os objetivos de sua empresa.

Pronto.

Agora imagine um departamento de telemarketing sem internet, ou com péssimo serviço de internet, sem um sistema de telefonia eficaz e com um computador que toda a hora trava…

É possível realizar um bom trabalho? Será que os colaboradores desse setor tem condição realizar bem suas funções? Isso vai melhorar a lucratividade de sua empresa?

Não.

Isso seria praticamente impossível; além de criar uma equipe sem motivação.

E aí o bom clima organizacional já era. Lucratividade então nem se fala.

Clima organizacional – um fator que deve ser monitorado

Saiba que o clima organizacional não é estático, isto é, há oscilações conforme os fatos ocorrem.

Por exemplo, haverá dias de muitas vendas, facilidade nas negociações; mas também vai haver dias estressantes e de problemas com clientes.

Assim, você deve realizar um monitoramento das percepções de seus colaboradores sobre sua empresa ao longo do tempo para garantir que a lucratividade esteja presente.

Esse monitoramento do clima organizacional te permite também:

  • Diagnosticar momentos de piora.
  • Identificar o que pode estar provocando a queda.

Tudo isso torna possível criar intervenções para evitar que prejuízos ocorram na sua empresa e para a realização de melhorias.

Portanto, o clima organizacional da sua empresa é decisivo para garantir o bom desempenho da sua equipe.

Quando ele é positivo passa a ter menos conflitos e mais produtividade.

Seus colaboradores se sentem mais engajados e motivados passando a atender melhor seus clientes e proporcionando negociações mais efetivas e com bons resultados; o que faz melhorar sua lucratividade.

E então? Você gostou de saber como melhorar a lucratividade da sua empresa?

Resta mais alguma dúvida?

Entre em contato conosco que será um prazer te ajudar!

Um forte abraço.

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