Você já parou para pensar no que mantém a sua empresa lucrativa e competitiva diante do ramo em que ela atua?

Claro que é possível citar inúmeros fatores muito importantes, como por exemplo:

 

  • Planejamento adequado.
  • Contabilidade eficiente.
  • Organização de processos e procedimentos.
  • Liderança de ponta.

 

Todos esses pontos fazem uma empresa ser muito sólida e atuante no mercado, contudo, se não houver por trás dos seus negócios uma FORÇA DE VENDAS DE ALTA EFICIÊNCIA, seu empreendimento corre grandes riscos de estagnar em termos de lucratividade e competitividade.

Concorda com esse conceito?

Mas o que será que transforma uma equipe de representação comercial altamente eficiente?

  • Gerenciamento adequado?
  • Valorização das habilidades profissionais?
  • Capacitação contínua?
  • Metas ambiciosas e atingíveis?
  • Conhecimento profundo do mercado em que atua?

A resposta é simples!

O que faz de uma representação comercial IMBATÍVEL é o conjunto de tudo isso que citamos acima e a forma como você líder aplica cada ideia.

Isso faz sentido para você?

Agora vamos te perguntar…

Você como líder/gestor de uma equipe de representação comercial, sabe como executar todas essas ideias e colocá-las em prática no dia a dia?

Pois é, assim como você, muitos líderes de representação comercial tem certa dificuldade para colocar todas as premissas em prática, talvez você se saia bem na liderança, mas não investe em capacitação, ou vice-versa…

Contudo, o que precisamos te dizer hoje é que dominar apenas uma dessas pontas não é suficiente, para gerenciar uma equipe de vendas com excelência, é preciso estar sempre um passo a frente com relação a habilidade, conhecimento e capacidade de realização.

Mas, a boa notícia é que é possível sim ser um excelente gerente de representantes comerciais e vamos te explicar nas próximas linhas, como fazer…

Acompanhe e descubra!

(Auto) Gerenciamento

Segundo uma pesquisa realizada pela DEEP – Desenvolvimento e envolvimento estratégico de pessoas e clientes, realizada com líderes, foi apontado que:

  • 30% dos líderes não contam com linguagem persuasiva.
  • 6% dos líderes apenas, acreditam ser importante a autogestão.

Agora pare um instante e reflita…

Como é possível fazer uma gestão eficiente de uma equipe de representantes comerciais se dois pontos tão importantes como os citados acima forem negligenciados totalmente?

ENTENDA…

É preciso que você líder, pare imediatamente e retome o controle de sua equipe! A começar por você próprio.

Antes de transferir a sua equipe conhecimento, experiência e técnica, desenvolva isso em VOCÊ!

Busque aprimoramento como líder e como gestor, procure fortalecer em sua imagem pessoal e profissional as habilidades que deseja encontrar em uma equipe, afinal de contas, você é o espelho para toda essa força de vendas.

Capacite-se para capacitar

Outro ponto importante que você como líder deve estar atento, é sobre a capacitação.

É necessário que você esteja totalmente inserido no contexto de vendas e de particularidades do ramo em que atua, para isso a nossa dica é:  procure cursos de especialização para gerentes de equipe de representação comercial.

Para ser o melhor, é necessário se especializar, buscar conhecimento e assim agregar valor à sua gerência, dessa maneira você consegue entregar a sua equipe exatamente o que eles precisam para atingir as metas propostas.

LEMBRE-SE:

Toda oportunidade de promover a capacitação de sua equipe de representante comercial deve ser incentivada! E acredite, mesmo com uma verba reduzida é possível.

Isso pode ser feito:

  • Através de treinamentos internos.
  • Abordando temas que os próprios representantes coloquem em pauta.
  • Contando com a colaboração e experiência da equipe, por exemplo, um desafio foi vencido por um integrante, peça a ele que compartilhe os detalhes com os demais.

Além dos conceitos comerciais, vale lembrar que existem outras capacitações que merecem atenção, entre elas:

  • Cultura organizacional.
  • Noções de gestão da representação comercial.
  • Português técnico.
  • Atendimento ao cliente.

O segredo é estar em constante evolução. Você e sua equipe precisam seguir as tendências do mercado e sempre procurar evoluir individualmente e em grupo.

Seja um líder ourives

Você já parou para pensar que na sua equipe pode ter um diamante bruto esperando para ser lapidado?

Isso também deve estar entre seus critérios na hora de contratar, perceba que existem habilidade que podem ser desenvolvidas como por exemplo:

    • Capacidade de vendas.
    • Oratória.
    • Conhecimento no ramo de representação comercial.
    • Foco.
    • Conhecimento do produto.
    • Honestidade.
    • Persistência.
    • Interesse legítimo por realizar.
    • Capacidade de trabalhar sob supervisão.

Sabe o que queremos te dizer com isso?

É que não basta apenas contratar um profissional visando o que ele tem como experiência, sem analisar outros pontos.

O queremos te dizer é que na hora de contratar você precisa levar em consideração essas habilidades que colocamos acima e dessa forma entender o que pode (e vale a pena claro), ser moldado em um profissional.

Muitas vezes existe aquele profissional sem nenhuma experiência no ramo, mas com todas as habilidades que você deseja em um representante comercial e outros que sabem muito do trabalho a ser realizado, contudo, possuem hábitos que não estão dentro das suas necessidades e que podem ser difíceis de mudar…

Então pare e pense…

Melhor lapidar um diamante bruto ou tentar apertar um “parafuso quebrado”?

Quem não se comunica… corre o risco de não vender!

Outra necessidade real para ter uma equipe de representantes comerciais de alta eficiência está na comunicação!

Dito isso, é importante lembrar: Comunicação é “de lá para cá e de cá para lá”! Portanto, ouça e se faça ouvir. É preciso que haja sintonia e principalmente clareza na hora de receber e passar as informações.

Uma boa forma de se fazer isso é pedir uma resposta afirmativa ou negativa sobre o que foi transmitido, ou então, pedir para que sua equipe sinalize se entendeu, às vezes você pode achar que está tudo as “claras”, mas ao dizer A… eles escutam B.

A união faz a força

Apesar de você ser o líder, todos devem ser vistos como unidade e a melhor forma de entregar resultados positivos é trabalhando em conjunto.

Por isso, conte com a SUA EQUIPE DE REPRESENTANTES COMERCIAIS para elaborar e definir uma estratégia de vendas eficiente, e sempre leve em conta as particularidades de cada membro, tais como:

  • A região em que atua.
  • Condições do mercado.
  • O público que cada vendedor atinge.

Dessa maneira você conseguirá traçar uma estratégia e validar de forma a beneficiar a todos, o que dará resultados bem mais positivos no contexto geral das vendas!

Use as ferramentas corretas

Por fim, se sua equipe passa a maior parte do tempo na rua, fica difícil de cobrar planilhas e relatórios a todo momento.

Por isso na hora de adotar um modelo de gestão de vendas, perceba quais as melhores ferramentas para realizar o controle com eficiência, de acordo com a realidade dos profissionais.

Existem vários softwares que permitem acesso rápido e fácil a todos os representantes comerciais, ajudando nas métricas que você necessita para análise.

Uma coisa precisa ser dita: Quanto menos burocracia, mais tempo para prospectar clientes e realizar vendas!

Faça o melhor pela sua equipe, lidere com eficiência, simplicidade e garra e isso levará você aos mais positivos resultados!

Conte com nossa contabilidade online especializada em representação comercial, faremos o melhor para os seus negócios e lucratividade!

Sucesso!

Contate-nos agora mesmo!

Fale comigo por WhatsApp

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.