Saiba como funciona o mercado de franquias

Muitas pessoas acreditam que a jornada empreendedora é simples, porém essa não é uma verdade!

Por outro lado, quando o assunto é oportunidade de negócio, as franquias são uma ótima opção.

O motivo? O modelo traz solidez e segurança, sendo a resposta para aqueles que desejam empreender de forma certeira.

Neste artigo iremos compartilhar com você como funciona o mercado de franquias.

Entendendo como funciona uma franquia

Começar do zero para algumas pessoas é sem cogitação e para outras a ideia é bastante empolgante, porém nem sempre viável.

E é aí que as franquias entram como grande diferencial, um modelo de negócio validado e com resultados quase que garantidos.

Para quem deseja investir com mais segurança e previsibilidade, as franquias podem ser uma ótima alternativa.

Por ser estruturada a partir de marcas que já alcançaram sucesso no mercado, o sistema oferece uma série de vantagens e a cada dia surgem novas oportunidades no Brasil.

Segundo o site Associação Brasileira de Franchising (ABF) o segmento de franquias tem tido resultados muito promissores.

Realizando o sonho de quem deseja empreender e empregando pessoas nos casos de franquias que precisam de mão de obra.

Algumas franquias tem seu investimento inicial razoavelmente baixo o que atrai muitos empresários.

O tempo de retorno de uma franquia é bastante variável.

Essa previsão diz quando o investidor provavelmente terá de volta o dinheiro usado para compra da franquia caso todos os procedimentos sejam corretamente cumpridos, o prazo de retorno sobre investimento (PRI) varia entre 18 à 36 meses.

Outra questão fundamental da relação entre franqueador e franqueado é o pagamento dos royalties, as taxas em cima do faturamento bruto da unidade, que ficam entre 2% e 15%.

Seu próprio chefe

Como funciona o mercado de franquias

Quando você investe em um negócio próprio, logo se torna seu próprio chefe, mas será que isso acontece quando o assunto é franquias?

Essa é uma dúvida muito comum para os que desejam apostar em franquias.

O franqueado não é totalmente independente, claro que tem maior liberdade quando se trata de horários e lucros financeiros.

Porém, o contrato de aquisição de uma franquia prevê que o franqueado estará ligado a marca, logo é necessário seguir alguns procedimentos, como por exemplo: seguir as estratégias propostas pela franquia para que se mantenha o padrão e qualidade do negócio.

É importante entender que também não é possível fazer alterações nos produtos ou serviços da marca, pois estará sujeito a multas.

Vantagens das franquias

Existem diversos tipos de franquias, desde home office a lojas físicas.

Logo, fica a critério do franqueado escolher qual das opções mais se enquadra a sua rotina, sonhos e modelo de empreendimento que ele deseja.

No Brasil a abertura de novas franquias têm tido um aumento significativo e isso não é à toa, essa modalidade de empreendimento tem muitas vantagens e modelos de negócios o que facilita e muito no momento da escolha e do perfil ideal para cada pessoa.

A principal vantagem de investir em uma franquia sem sombra de dúvidas é o fato de ser um negócio de baixo risco, pois se trata de um negócio que já está validado no mercado, possuem seu próprio padrão de operação, planejamento e contam com os públicos alvos já definidos.

Tendo um retorno financeiro bem mais rápido, comparado a outros modelos de negócio.

Conclusão

Neste artigo tivemos um panorama de como uma franquia funciona e quais são suas principais características.

O mercado de franquias está crescendo e é uma ótima opção para os que desejam empreender com um investimento inicial baixo e retorno rápido, seguindo todos os procedimentos impostos pela franquia.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!