Optar por uma franquia de sucesso, já testada e solidificada no mercado, pode ser uma excelente opção para aqueles que querem empreender, mas não querem começar do zero. De fato, uma franquia oferece um negócio pronto, com todo suporte para abrir as portas e começar a faturar. Mas como escolher a melhor franquia para você?

É ilusão acreditar que uma franquia de sucesso vai apresentar os resultados esperados na mão de qualquer empreendedor, em qualquer situação. Nada disso! É verdade que você terá em mãos um modelo de negócio ajustado, lucrativo e reconhecido no mercado, mas é preciso muito trabalho, identificação e conhecimento para alcançar seus objetivos. Saber escolher a melhor franquia para você é fundamental e o primeiro passo rumo ao sucesso.

Franquia: o que é?

Modelo de negócio consolidado e de sucesso em todo o mundo, a franquia é o direito de uso de uma marca consolidada: o dono do negócio (o franqueador) concede a um investidor (o franqueado) a exploração do seu negócio e a possibilidade de se beneficiar comercialmente dele.

O franqueado passa a ser dono de uma ou mais unidades daquele negócio, pagando ao franqueador por esse direito. Isso significa que um empresário pode ser dono, por exemplo, de uma ou mais lojas do McDonald’s, a maior franquia do mundo.

A Lei 8.955/94 dispõe sobre a franquia e define, entre outros pontos, que não há vínculo empregatício entre franqueador e franqueado – há apenas a exploração comercial de um negócio. O franqueado deve seguir absolutamente todas as regras definidas pelo franqueador e jamais poderá comercializar um produto diferenciado ou mudar a programação visual estabelecida.

São os seguintes os tipos de franquia:

• Franquia de distribuição: comercialização de produtos.

• Franquia de serviços: comercialização de serviços.

• Franquia de indústria: fabricação de produtos.

As vantagens da franquia

As vantagens da franquia

A principal vantagem em adquirir uma franquia é ter acesso a um negócio testado, formalizado, de sucesso e que já conquistou sua credibilidade no mercado. O empreendedor não precisa começar um negócio do zero, criando uma nova marca. Os consumidores já conhecem a franquia!

Mas não é apenas essa a vantagem. Além de contar com uma marca já estabelecida, o franqueado terá todo o suporte do franqueador nas suas operações. Não é preciso estabelecer fluxos de trabalho, nem criar toda uma gestão para o novo negócio. Tudo, absolutamente tudo, é padronizado, e ao franqueado cabe apenas seguir as regras.

Além disso, há economia nos gastos na compra de insumos e com publicidade, por exemplo, já que isso é feito em conjunto pelo franqueador e todos os franqueados.

Como escolher a melhor franquia para você?

Mas como escolher a melhor franquia para você? Será que basta encontrar uma franquia de sucesso que caiba no seu bolso, e pronto? É óbvio que você quer uma franquia que traga resultados excelentes e que possa pagar por ela. Mas, acredite, isso não é tudo!

Uma franquia de sucesso em mãos erradas pode ser um desastre, não tenha dúvida disso. O sucesso da marca e todo o suporte que a franquia oferece é, de fato, um passo decisivo para o sucesso, mas não o único. Existe todo tipo de franquia, e realmente é fundamental que você saiba escolher a melhor para o seu caso específico. Mas como fazer isso?

Faça uma análise do seu próprio perfil empreendedor: franquia é para você?

O primeiro passo é elaborar o seu próprio perfil de empreendedor. Isso é fundamental até mesmo para definir se esse modelo de negócio serve mesmo para você. Afinal, antes de identificar qual franquia é ideal, é preciso saber se você se encaixa nisso.

Toda franquia, seja ela qual for, estabelece regras de funcionamento do negócio que devem ser seguidas à risca. Quanto mais sucesso tem uma franquia, mais regrada ela é. E tudo isso estará estabelecido no contrato assinado entre as partes: há multas caso você não siga todas as determinações do franqueador, podendo chegar até mesmo à rescisão do contrato.

Portanto, se você é daqueles empreendedores que adoram inovar, estão sempre criando novas oportunidades, são ricos de ideias e criativos e gostam de testar novidades, provavelmente se sentirá frustrado diante de uma franquia. Saiba que ao adquirir uma franquia todos os seus passos serão controlados.

fale com um contador am contabilidade online

Satisfação profissional também é primordial

Se o modelo da franquia é bom para você, ótimo, meio caminho andado. Falta definir qual empresa procurar. É muito importante que você encontre satisfação profissional no seu trabalho. Acordar cedo todos os dias, muitas vezes até nos finais de semana, para ir trabalhar de mau humor é um projeto de vida que não serve para ninguém. E vai influenciar nos resultados – negativamente, claro.

Você precisa de uma franquia de sucesso, reconhecida, que traga bons resultados, mas que também lhe ofereça satisfação profissional. O prazer profissional conta muito e é uma mola propulsora para o sucesso. Procure um ramo de atividade que lhe traga satisfação e prazer porque isso será fundamental para que os resultados aconteçam e você seja feliz.

Identificação com a marca: precisa ter?

Além da satisfação profissional, é preciso ter identificação com a marca. Isso significa que você tem que ter orgulho de representar aquela empresa. Imagine um torcedor fanático do Flamengo trabalhando em uma loja de produtos licenciados do Vasco, na própria sede do time cruzmaltino, ou um vegano trabalhando em um açougue. Vai dar problemas, não vai?

Quando você se identifica com uma marca, você veste sua camisa e se sente parte do time. Você dá a vida por ela, a defende com unhas e dentes e realmente acredita que se trata de um posicionamento pessoal. Portanto, a identificação com a marca será fundamental e ajudará na sua escolha da melhor franquia para você.

Estude sobre o mercado

Vai ajudar muito se você também estudar sobre o mercado no qual irá atuar. É verdade que a franquia oferece todo o suporte e que estabelece regras que não podem ser quebradas, mas antes de escolher a franquia, você poderá definir qual mercado quer atuar e poderá optar por aquele que conhece melhor.

franquias de todos os tipos, preços e nichos de atuação. É importante que você saiba em que mercado estará atuando, não é verdade? Isso ajudará muito.

Leia o contrato do franqueador com muita atenção

Antes de bater o martelo, leia o contrato do franqueador com toda a atenção do mundo. Leve o documento até o seu contador e discuta o conteúdo com ele. Tire todas as suas dúvidas com o profissional – e se ele não for especializado, procure alguém que tenha essa expertise. A assinatura do contato é o passo decisivo e final para adquirir a melhor franquia para você.

Como comprar uma franquia

O processo de compra de uma franquia é simples e bem objetivo, mas precisa ser feito com calma, passo a passo. Afinal, é sempre um alto investimento que ambos estão fazendo – franqueado e franqueador – e é uma marca já testada e de credibilidade no mercado que está em jogo.

Portanto, é preciso ter todo o cuidado nesse processo. O passo mais difícil é de fato escolher a franquia, mas isso você já sabe como fazer e optará pela melhor, não temos dúvidas disso. Você sempre encontrará muita informação da franquia escolhida na internet e também poderá solicitar material impresso. Quanto mais informação, melhor!

Toda franquia tem um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Ali estão alinhadas todas as informações necessárias sobre o negócio. Leia atentamente esse documento, e uma boa dica é pedir ajuda a um contador, que poderá lhe tirar todas as dúvidas e apontar questões que deverão ser abordadas junto ao franqueador.

Assim como você precisa estar muito bem informado para comprar a franquia, o franqueador também precisa estar seguro de que você será um bom franqueado. Por isso, serão marcadas entrevistas presenciais, que são fundamentais em todo esse processo. Nesse processo de seleção você preencherá um amplo cadastro, que será muito bem analisado. Absolutamente todas as dúvidas devem ser eliminadas nestas reuniões presenciais.

Se ambos concordarem com o negócio, um contrato será assinado, e isso é obrigatório segundo a Lei 8.955/94. Basta assinar e ser feliz em seu novo negócio!

A AM Contabilidade Online vai te ajudar nesse processo

Empreender por meio de uma franquia de sucesso é uma excelente opção de negócio para muita gente, tanto que esse mercado tem apresentando números positivos há anos, mesmo diante de cenários de crise. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, no segundo trimestre de 2019 o setor apresentou um crescimento nominal de 5,9% se comparado ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho daquele ano, a receita do setor foi de R$ 84,586 bilhões.

Mas nem tudo são flores, é preciso fazer uma boa escolha e dispensar muita dedicação para alcançar o sucesso nessa nova empreitada. Um contador especializado e experiente será fundamental nesse processo, e poderá lhe dar todo apoio necessário para a melhor escolha. Não deixe de incluí-lo nesse processo!

A AM Contabilidade Online é especialista em contabilidade para franquias. Conhecemos profundamente todo esse processo e sabemos o melhor caminho de como escolher a melhor franquia para você. Alguma dúvida? Converse com um de nossos especialistas e conte sempre conosco!

fale com um contador am contabilidade online

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!