Um dos maiores desejos de todo empreendedor é encontrar a fórmula de como aumentar os seus lucros sem aumentar o faturamento; não é verdade?

Passado aquele momento de adaptação de sua empresa ao mercado, vem o de investir em estratégias que aumentem a sua lucratividade.

Mas, como você pode fazer isso sem prejudicar a saúde financeira de seu negócio ou ter perdas na qualidade do que oferece?

Como aumentar seus lucros sem aumentar o faturamento

O primeiro ponto a que você deve atentar é que para você ter um lucro maior é preciso analisar bem a situação do seu empreendimento e tomar medidas mais assertivas para que isso aconteça sem reflexos negativos em outros setores.

Outro ponto crucial é você entender a significativa diferença entre lucro e faturamento:

  • Lucro – é a diferença entre o total faturado e a soma de todos os custos e despesas envolvidos na venda de produtos ou prestação de serviços.
  • Faturamento – é a soma de todos os valores que seu negócio arrecada ao realizar sua atividade comercial, seja através de prestação de serviços ou da venda.

Já o lucro líquido é o resultado de um cálculo onde estão compostas algumas variáveis – custos da mercadoria, total de vendas (faturamento), despesas variáveis e despesas fixas.

O que o diferencia do lucro bruto é que nesta conta do lucro líquido entram também os impostos pagos ao governo.

Bom; então como aumentar os lucros sem aumentar o faturamento de sua empresa?

Entre as medidas para aumentar os seus lucros sem que ter que necessariamente aumentar o faturamento está a REDUÇÃO DE CUSTOS.

Isso mesmo. Para aumentar o lucro, na maioria das vezes é a redução de custo que se faz necessária e certamente quando você efetua essa análise dos seus custos, até mesmo o operacional, você de fato encontra sérios GARGALOS que precisam ser corrigidos e/ou eliminados.

Por exemplo, às vezes sua empresa gasta muito em descartáveis como, por exemplo, copos para cafezinho e toalhas de papel, quando poderiam ser substituídos por squeezes personalizadas e secador de mãos elétrico.

Já no custo operacional:

  • Você sabe quanto o seu operacional te custa por hora?
  • As atividades que o operacional exerce estão de acordo e compensam ser realizadas por ele?

Você deve estar bastante alerta a fim de identificar se determinado profissional não está ali em sua empresa à mercê e com pouca atividade, pois a este possivelmente podem ser agregadas mais funções.

É fato que várias empresas que contratam não gostam de fazerem demissões; no entanto, para manter a saúde financeira de seu negócio isso pode ser extremamente necessário.

Em suma, quando você reduz consideravelmente os seus gastos você acaba tendo aumento na rentabilidade; sendo assim, seus lucros aumentam sem precisar aumentar o faturamento de sua empresa.

Claro que aumentar o faturamento é bom, porém nem sempre aumenta-lo significa aumento de lucro.

Como você pode achar o ponto de equilíbrio?

Ao identificar os gargalos causados pelos custos de sua empresa, é possível você antever o que uma redução traria de bom para ela.

Veja algumas das vantagens que a redução de custos traz:

  • Aumenta seus lucros sem ter que aumentar o faturamento.
  • Sua empresa se torna mais competitiva, uma vez que ela passa a produzir mais com menos.
  • Mais disponibilidade de capital, ou seja, seu negócio passa a ter uma sobra de caixa em relação a seus resultados anteriores que se usada de modo inteligente proporciona mais SOLIDEZ para sua empresa.

Muito melhor; você concorda?

Desse modo, para você encontrar o ponto de equilíbrio:

  • Tenha uma contabilidade sempre atenta à tributação de sua empresa a fim de checar se não está tendo falhas ou erros no faturamento de emissão de notas ficais, notas canceladas, etc.
  • Verifique se a contabilidade que você escolher é capaz de oferecer um ESTUDO FINANCEIRO para seu negócio a fim de encontrar este ponto de equilíbrio.

Então, é muito importante que você tenha uma contabilidade muito bem preparada e uma assessoria financeira também preparada, pois tanto a financeira quanto a contábil devem estar integradas em perfeita comunicação para ter um resultado positivo na sua empresa.

Uma vez que se sua empresa tiver uma assessoria financeira ótima, mas não tiver uma assessoria contábil adequada, não adianta de nada – a conta não vai fechar e você vai continuar sempre vendo pontos negativos no seu negócio.

Assim, é fundamental que estes serviços estejam bem estruturados e alinhados com a contabilidade.

Portanto, como você pode notar existem sim meios de como aumentar seus lucros sem aumentar o faturamento.

Busque por uma contabilidade especializada capaz de te auxiliar nestes pontos de modo a maximizar os resultados do seu negócio.

Um forte abraço.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.