Olá, tudo bem? Nós somos a AM Contabilidade Online – Uma contabilidade especializada em representação comercial, hoje vamos falar sobre como abrir uma empresa de representação comercial com menor custo!

Ficou interessado?

Então veja os tópicos que falaremos!

 

 

Um representante comercial tanto pode atuar como um autônomo, como também pode se tornar uma pessoa jurídica – ou seja, constituir uma empresa.

Após registro no CORE, é preciso seguir algumas etapas para se consolidar uma empresa no ramo de representação comercial.

Vejamos a partir de agora!

Passos para abrir uma empresa de representação comercial

    • Em primeiríssimo lugar será necessário escolher uma estrutura jurídica para o negócio.
    • Os regimes jurídico e tributário devem ser selecionados, antes de você começar a exercer os trabalhos com sua empresa de representação comercial.
    • Também se faz preciso a definição da localização do seu empreendimento e o investimento inicial para uma empresa de representação.
    • Em mais um passo é importante fazer o seu registro como empresa, para isso serão necessários (A SOLUÇÃO É QUE UM CONTADOR ESPECIALIZADO PODE TE AJUDAR NISSO TAMBÉM):

* Aprovação da viabilidade.

* Registro dos atos constitutivos na Junta Comercial do seu Estado.

* Retirar o CNPJ na própria Junta Comercial ou Receita Federal.

* Caso você decida por comercializar produtos, será necessário obter documentações na Secretária Estadual da Fazenda.

* E para operar num estabelecimento físico, será necessário um alvará de funcionamento. Nesse caso a indicação é ir até a Prefeitura Municipal.

* Você também precisará de cadastrar-se no INSS e no FGTS, assim terá de comparecer a Caixa Econômica Federal.

* Também deverá ter o alvará de regularização do estabelecimento comercial – isso terá de ser solicitado ao Corpo de Bombeiros.


Vamos à frente para entender melhor?  

Escolhendo o melhor tipo jurídico e tributário para empresa de representação comercial

Tipo de empresas para representante comercial

Cada tipo jurídico e tributário envolve valores e poderes diferenciados. Isso quer dizer que se você não tiver um contador especializado no ramo de representação comercial, poderá ser prejudicado, pagando até mesmo, valores muito acima do devido.

Sobre os tipos, existem empresário individual (EI), o (EIRELI) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada e a Sociedade Empresarial Limitada (LTDA). Vamos falar melhor sobre cada um.

Empresário individual – O empreendedor em sua pessoa física será o titular da empresa, exercendo o negócio e a atividade no formato empresarial. No EI o empreendedor não tem limites de faturamento anual, e isso dependerá do tipo de regime tributário escolhido, que pode ser o Simples Nacional, O Lucro Real ou o Lucro Presumido. Para entender o melhor para sua categoria, é sempre importante falar com um contador experiente e bem habilitado! Converse conosco ao fim desse artigo! Nosso contato está lá embaixo.

MEI- Precisamos salientar que no caso da representação comercial, como existe o registro no CORE – que é um registro de classes, as atividades do MEI não podem ser disponibilizadas, pois são proibidas essa associação especificamente como Microempreendedor individual.

EIRELI- Aqui o capital social para abrir a empresa deve ser 100 vezes o salário vigente do País (atualmente dá 95,4 mil).

LIMITADO (LTDA) – Nesse tipo de estrutura, a empresa precisa de sócios. A legislação nesse caso não prevê capital mínimo para a integralização da empresa.

Quanto às tributações, vamos esclarecer melhor agora!

A empresa de representação comercial pode escolher o Simples Nacional – nesse tipo existe um programa de simplificação de impostos. Isso quer dizer que os impostos serão unificados, com uma alíquota a partir de 15,5% sobre o faturamento total da empresa, porém com as mudanças que ocorreram a partir do ano de 2018, essa alíquota pode ser reduzida para 6% conforme o fator R do qual falaremos adiante. Aqui, a variação da alíquota é feita com a receita bruta anual, o que quer dizer que pode aumentar, a depender do aumento do faturamento. Por isso que em alguns casos (isso precisa ser analisado pelo contador), o Simples Nacional pode sair mais custoso do que o Presumido.

No Lucro Presumido os impostos são aplicados a partir de uma presunção de lucros que em alguns casos trazem menores tributações do que os outros regimes, mais lembrando que uma análise de um contador especializado em representação comercial é necessária para definir o melhor enquadramento. Já no Lucro Real, o IRPJ – Imposto de Renda PJ e a CSSL que é a Contribuição Social sobre o Lucro, são calculados sobre o lucro real, e o COFINS e o PIS são calculados com uma alíquota maior sobre o faturamento da empresa.

Cuidados com o Fator R

 

O Fator R tem a ver com o cálculo feito mensalmente para saber se uma empresa deve ser tributada no anexo III ou V do Sistema do Simples Nacional.

Um alerta sobre o assunto é que qualquer erro nesses cálculos pode gerar multas e prejuízos, por isso, há alguns cuidados com o Fator R!

De acordo com o Parágrafo 5-J e 5-M do Artigo 18 da Lei Complementar de número 123, se a razão entre a folha de pagamento (inclui-se o pró-labore) ou entre a folha de salários dos últimos 12 meses e a receita bruta da PJ for igual ou maior que 28%, dependendo do tipo de atividade, a empresa de representação comercial deve deixar de ser tributada no anexo V e deverá passar a atuar sobre o anexo III.

As tabelas mostram que no anexo V, a empresa paga imposto a partir de 15,5%, já a tabela do anexo III, paga a partir de 6%. E por isso é preciso muito cuidado, pois um erro, poderá gerar problemas a curto e longo prazo!



 

Quais são os impostos pagos pelo representante comercial?

Até que vem a pergunta que não quer calar!

Quais impostos você precisa pagar, hãn?

Bom, isso vai depender do tipo de regime tributário escolhido, lembra que falamos que existem 3 tipos?

 

  • Simples Nacional – Aqui todos os impostos Federais, Municipais, Estaduais e contribuições previdenciárias são pagas em uma única guia.
  • Lucro Presumido sobre o faturamento –

Adicional de 10% (para lucro presumido acima de 60.000 trimestral).

4,8% de IRPJ.

3,00% de COFINS.

2,88% de CSLL.

O,65% de PIS.

De 2% a 5% de ISS.

  • Lucro Real sobre o faturamento –

7,60% não acumulativo sobre o COFINS.

2% a 5% sobre ISS. (Dependerá do município).

1,65% de PIS não acumulativo.

Mais 15% de IR e 9% de CS sobre o lucro apurado.


Agora vejamos mais sobre a gestão financeira e sobre a atenção que será preciso ser dada!

Como fazer a gestão financeira de uma empresa de representação comercial?

Algumas pessoas acham bobagem, mas a contabilidade é um dos pontos mais importantes do negócio, até porque o Brasil é um País cheio de regras e exigências fiscais e se você não tiver uma contabilidade realmente parceira, poderá acabar pagando muito mais caro do que deve e precisa!

A contabilidade também é o caminho mais fácil para que sua empresa esteja segura e forte no mercado e perante as Leis atuais vigentes.

A partir dela você consegue:

  • Enxergar as movimentações financeiras do seu negócio.
  • Também é a partir dela que se pode entender onde estão acontecendo os maiores gastos, podendo mudar a situação e injetar o dinheiro nos investimentos mais corretos.
  • Através dela é possível precificar melhor serviços e produtos.
  • Permite um maior controle financeiro.
  • Redução de gastos.
  • Entre outros apoios reais que somente uma contabilidade especializada pode fornecer!

Mas outros pontos importantes na gestão financeira, como:

Integração da tecnologia com a empresa – de modo que é possível haver maior controle, mantendo a separação das despesas fixas e variáveis conforme as demandas.

Entendendo os prazos de vencimento e recebimentos – sem que para isso tenha que confiar na mente que sempre está repleta de responsabilidades.

Da mesma forma que essa integração permite conciliação bancária, provisionar verbas, e manter os dados sempre atualizados.

Só que numa gestão não paramos por aí, pois é preciso medir resultados, criar estratégias e focar no que há de melhor!

E o que estamos querendo dizer?

Que muitos ajustes ao longo de um ano precisam ser feitos em uma empresa. Comparativos, acompanhamentos, modificações e implementações são necessários para que tudo dê certo e somente com uma contabilidade eficiente isso é possível!

Como uma contabilidade especializada pode te ajudar

Um contador bem capacitado para sua empresa terá a condição de sempre lhe mostrar o melhor caminho, por isso ele é considerado o seu melhor amigo! Aliás, quantas empresas não saem do sufoco e dos problemas quando têm um contador com os conhecimentos certos?!

Assim, na nossa contabilidade especializada, teremos o prazer de lhe ajudar e beneficiar com um planejamento financeiro adequado para você conseguir seguir firme nos demais meses do ano!

É preciso destacar que muito tempo é dedicado na elaboração, planejamento e na organização das finanças de uma empresa.

O planejamento financeiro não deve ser feito apenas para o controle do negócio, mas para também facilitar:

 

  • A definição de metas.

 

    • Planejamento de vendas (nós como empresa de contabilidade e como consultores podemos te ajudar nesse sentido).
    • Custos logísticos.
    • Relatórios diversos.
    • Levantamento das melhores performances durante os meses, entendendo os motivos.

 

  • Além de um levantamento completo do que será necessário, seja para as despesas eventuais, como as despesas variáveis de acordo com cada departamento ou segmento da representação comercial.

 

  • Nós também ajudamos nossos clientes a encontrar o ponto de equilíbrio de maneira inteligente e bem preparada para quaisquer tipos de eventualidades. Isso quer dizer que é possível fazer planejamentos para potencializar as vendas e a lucratividade, gerando viabilidade financeira, inclusive em épocas de menor venda.

Todas essas coisas são essenciais para se manter firme e bem no mercado, seja no período de muitas vendas ou quando há uma tendência de diminuição das operações.

Logicamente para agir sempre no sentido do progresso e do crescimento se faz importante ter uma contabilidade especializada, do contrário, você atravessará mares turbulentos, sem poder fazer ancoragem segura.

Vantagens em ter um contador online

E você, já sabe que a AM Contabilidade Online é a melhor opção para seus negócios?!

Vamos dizer os motivos dessa afirmação que faz com que cada vez mais e mais, empresas do ramo da representação comercial façam sua contabilidade online!


 

Acompanhamento contínuo e sem fronteiras!

A contabilidade online ou também conhecida como contabilidade digital é um tipo de contabilidade que afunila o nicho de atendimento, entregando altíssima qualidade nos serviços prestados, de forma que o cliente tem uma gestão financeira, gestão das pessoas, e empresarial intensamente assertivas.

O empresário fica seguro sabendo que o atendimento apesar de ser online, recebe um acompanhamento constante, tirando dúvidas e indicando nas melhores estratégias para potencialização do negócio.

Custo reduzido

O empresário recebe todas as informações com um custo-benefício excepcional!

Por não haver necessidade do empresário ter que se deslocar até a contabilidade, o serviço acaba sendo mais em conta do que a ocorrida na contabilidade tradicional.

As reuniões podem ser feitas via Skype, Watsapp ou Google Hongout de forma que todas as orientações são repassadas ao vivo e de forma integralizada com as melhores ferramentas e clareza de informações. Havendo maior flexibilidade, pois o empreendedor de sua própria casa ou empresa, pode ter apoio contábil.

Contabilidade consultiva

Nossa empresa de contabilidade vai muito além dos tributos e relatórios, pois atuamos com a contabilidade consultiva que é uma área inovadora para as empresas que desejam crescimento e prosperidade.

Em nosso atendimento de contabilidade consultiva, mostramos como as empresas podem prosperar, como podem melhorar a produtividade e os resultados do negócio, além de medir falhas, detectando as brechas que estão sendo verdadeiros gargalos.

Mostramos também como melhorar a performance financeira e a gestão, mudando o que é preciso e implementando oportunidades.

Além de todas essas ações estratégicas para empresas de representação comercial, ainda prestamos um serviço de altíssima qualidade, com celeridade e boa desenvoltura!

Por isso, se precisa de ajuda em seus negócios, não perca tempo, entre logo em contato!

Ajudamos mais de 200 empresas em todos os lugares do Brasil e podemos ajudar seus negócios também!

FALE CONOSCO!

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.