A importância da gestão financeira para empresas digitais

A pandemia do novo coronavírus tem feito estragos imensos na economia do mundo inteiro, mas também é verdade que muita gente está aproveitando as oportunidades que toda crise traz para ganhar dinheiro e crescer comercialmente. As empresas digitais, por exemplo, aquelas que trabalham com infoprodutores e afiliados, entre outros, estão aproveitando muito bem o boom do e-commerce e faturando mais em pleno isolamento social.

Quanto maior o lucro, mais impostos a pagar. E mais gastos são necessários para dar conta de toda a demanda. Assim, mais do que nunca, é preciso entender e se beneficiar da importância da gestão financeira para empresas digitais. Do alto da nossa expertise em contabilidade para empresas digitais, podemos afirmar, sem medo de errar: uma gestão financeira bem feita faz toda a diferença nos resultados de uma empresa digital.

Saiba como lendo até o final este conteúdo preparado pelos especialistas da AM Contabilidade Online. E se ainda assim você tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar. Estamos aqui justamente para isso: ajudar a alavancar os seus resultados por meio de uma contabilidade consultiva e um planejamento financeiro voltado para os resultados.

O que é planejamento financeiro?

A gestão financeira é absolutamente tudo que envolve os números financeiros da empresa. Com o objetivo de melhorar os resultados, gerar uma margem líquida maior e garantir lucros mais consistentes, a gestão financeira se vale do planejamento, da análise e do controle de todas as atividades financeiras da empresa.

O planejamento financeiro, como o próprio nome sugere, se propõe a planejar os passos financeiros da empresa. Como, quando e onde gastar? Está na hora de investir? Como garantir o fluxo de caixa favorável? Como melhorar a precificação e combater o desperdício? Como aplicar os lucros para fazer o dinheiro crescer anda mais? Essas são algumas das muitas perguntas que o planejamento financeiro se propõe a responder, buscando, sempre, o melhor resultado.

Se planejar financeiramente é muito mais do que saber o que e quando pagar. Acompanhar a evolução dos números financeiros da empresa com lupa garante melhores resultados, temos total certeza disso!

Por que sua empresa precisa tanto de um planejamento financeiro?

A saúde do negócio depende exclusivamente da saúde financeira da empresa. Não adianta vender rios de produtos, mas precificar errado, errando na margem de lucro, não é verdade? Também não adianta vender bem, por um bom preço, mas perder dinheiro em uma gestão perdulária e cheia de desperdícios.

Não importa o tamanho de sua empresa. Todas, de todos segmentos, precisam controlar suas finanças. Sem um acompanhamento diário, as consequências podem ser nefastas. Imagine, por exemplo, que sua empresa está vendendo a prazo, oferecendo aos clientes pagamento em dez vezes sem juros, mas precisa pagar pelo produto em 30 dias. É o planejamento financeira que vai certificar se a operação está dando lucro ou prejuízo, e porquê.

Será que sua empresa está fazendo um planejamento financeiro voltado para os resultados?

Você sabia que nada menos do que seis em cada dez novas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades? Uma das explicações para essa triste estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é justamente a falta de planejamento financeiro.

Quando uma empresa acredita que basta saber todo o montante financeiro que está entrando e o que está saindo, pode apostar, está a um passo de ter problemas financeiros sérios. Afinal, a gestão financeira de uma empresa vai muito além do que entra e o que sai.

As principais funções da gestão financeira são:

  • Analisar e planejar as atividades financeiras.
  • Buscar a melhor opção de aplicação ou captação de recursos.
  • Administrar detalhadamente o crédito oferecido ao cliente e administrar o recebimento.
  • Fazer um controle total das contas a receber e a pagar.
  • Combater a todo custo a inadimplência e o desperdício.

Por que o planejamento financeiro é tão importante para empresas digitais?

Antes de tudo, é preciso separar as despesas e as receitas corretamente, o que permitirá saber quais são os produtos digitais são mais rentáveis. Somente aí você já pode perceber o quão importante é a gestão financeira para uma empresa digital, que pode trabalhar com um sem número de produtos.

No mercado digital, os especialistas gostam muito de falar em “liberdade financeira”. Mas para que isso aconteça, é preciso ter planejamento e conhecimento das contas. Um conhecimento profundo, diga-se de passagem, que só uma assessoria financeira especializada, como a AM Contabilidade Online, pode oferecer.

As empresas digitais têm particularidades quando se fala em faturamento. Há, por exemplo, as comissões a serem pagas aos afiliados, há impostos específicos, enfim, há uma série de gastos que envolvem a rotina deste mercado que precisam ser acompanhados muito de perto. Um erro, e o prejuízo pode ser enorme.

Há quem ache que uma empresa digital não precisa tomar os mesmos cuidados que uma empresa física toma, o que é um tremendo erro! Muito pelo contrário, a empresa digital precisa da gestão financeira para que seus resultados se mantenham no azul e, mais do que isso, cresçam de forma sistemática e sustentável.

Vamos fazer um teste muito rápido: você sabe dizer qual é o seu verdadeiro lucro sobre as vendas de um determinado produto? As ferramentas contábeis e financeiras que disponibilizamos oferece muito mais do que isso, é como um raio-x da operação, que permite ver exatamente como a venda está sendo feita e como está se processando (ou não) os seus ganhos.

Os principais erros financeiros cometidos pelas empresas

  • Registro errado do saldo de caixa;
  • Contabilidade errada do estoque;
  • Não identificação correta das despesas fixas e despesas variáveis;
  • Precificação errada;
  • Perda da data final de pagamento de boletos.

A AM Contabilidade Online pode ajudar sua empresa digital

A AM Contabilidade Online conhece profundamente o mercado digital, até porque atende a inúmeras empresas de todo o país nesse segmento. Lado a lado de nossos clientes, temos aprendido muito sobre as dores e os anseios dos empreendedores digitais e, assim, temos podido fazer a diferença, por meio de uma contabilidade e uma gestão financeira voltadas para os resultados.

A gestão financeira e a gestão contábil de uma empresa digital é importante demais para ser relegada a segundo plano. Uma empresa sem gestão financeira não conhece seus números, o que lhe impede de tomar as decisões gerenciais assertivas e fundamentais para o crescimento do negócio.

Fale agora com um de nossos especialistas. Vamos lhe mostrar porque a gestão financeira de uma empresa digital é tão importante e tudo o que você tem a ganhar ao adotá-la.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!